Com a proximidade do lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) à Presidência da República, marcado para dia 4, sexta-feira da próxima semana, o vice-presidente do partido, ex-deputado Delegado Valdir Soares, faz uma análise otimista do projeto. Nas palavras dele, a pré-campanha inicia com Caiado “estruturado” e mais experiente. “Assim, começa mais encorpado com esse projeto”.
Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, editor-geral do Diário de Goiás, nesta terça-feira (25), o vice-presidente da legenda analisou a trajetória do governador para explicar seu otimismo. E ele, sem abordar o recente afastamento dos projetos, iniciou lembrando como foi a atividade em torno da eleição de Jair Bolsonaro (PL).
“Fui um dos principais apoiadores do presidente Bolsonaro. Nós ajudamos a elegê-lo em 2018. Quando nós conversávamos em 2017 com o presidente Bolsonaro, nós éramos um grupo de 4 deputados: eu, Éder Mauro, Major Olímpio e o delegado Felipe Francisco do Paraná, um grupo muito pequeno, e nós fomos aglomerando alguns outros deputados. Nós não tínhamos partido, e na época nós conseguimos um partido que era o PSL, porque o Bivar acreditou no projeto”, citou.
Com UB, Caiado “já começa estruturado”, afirma Delegado Valdir
Adiante ele ligou os assuntos: “Naquele momento, nós não tínhamos um partido, não tínhamos um grupo forte. Hoje, se você pegar o governador Ronaldo Caiado, ele tem o União Brasil, um partido que tem mais de 50 deputados, um dos maiores partidos. Já começa estruturado”, apontou.
Além disso, comparou Bolsonaro e Caiado. “Lembro que o presidente Bolsonaro tinha experiência do Parlamento, mas não tinha uma experiência de Executivo. O governador Ronaldo Caiado, além de ser um dos melhores oradores que passou pela Câmara Federal, assim também foi no Senado, hoje tem uma experiência no Executivo. E uma experiência no Executivo com a nota 88, é o melhor governador do país. Então ele começa mais encorpado com esse projeto”, acrescentou Soares.
Além disso, citou o passado como líder ruralista de Caiado. “Não podemos esquecer também que o governador Ronaldo Caiado foi líder da UDR [União Democrática Ruralista]. Foi o que primeiro enfrentou o MST [Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra]. Foi candidato a presidente da República, tem todo o know-how para agora a gente viabilizar essa candidatura, torná-lo conhecido, e tem apoio de figuras importantes no país”, sublinhou também.
Expectativa de evento lotado
Diante das pressões recentes, o vice-presidente reconheceu que o processo para emplacar o nome de Caiado não fácil. “É claro que não dá conta de agradar todo mundo, terá as dificuldades. Se fosse tudo muito fácil, era dar para ele já ter o terno [para a posse], mas não é assim. Não é subir no salto, é ir com os pés no chão, trabalhar muito, que é o perfil do governador Ronaldo Caiado”, pontuou.
A expectativa de Valdir Soares é de grande presença em Salvador no dia 4. O lançamento da pré-candidatura será depois de homenagem com a entrega do Título de Cidadão Soteropolitano a Caiado.
“Ouvi dizer que o espaço é para 7 mil pessoas. Eu acredito que tenham visto falarem pela movimentação de prefeitos, vereadores, deputados, é que devemos ter esse espaço lotado, não apenas pelos goiano, mas também o ACM Neto [Antônio Carlos Magalhães, ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia em 2026], o prefeito Bruno de Salvador, a população baiana, e a gracinha Caiado, nossa primeira dama, que é de origem baiana. Com certeza vai lotar esse espaço, vai ser um grande evento nacional”, concluiu.
Leia mais sobre: Empolgação com pré-candidatura / Vice-presidente do UB analisa cenário de Caiado / Política