17 de julho de 2025
Atualização

Vice-prefeita de Goiânia deixa Israel por terra após agravamento de conflitos e segue para a Arábia Saudita

A saída ocorreu por via terrestre, através da Jordânia, como parte de uma operação de segurança organizada em conjunto por autoridades locais e representantes do Governo Brasileiro
Coronel Cláudia estava em Israel desde o último dia 9, integrando uma comitiva de autoridades brasileiras que participava da Muniexpo Israel 2025. Foto: Reprodução.
Coronel Cláudia estava em Israel desde o último dia 9, integrando uma comitiva de autoridades brasileiras que participava da Muniexpo Israel 2025. Foto: Reprodução.

A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, deixou Israel nesta segunda-feira (16), após o agravamento dos conflitos militares entre Israel e Irã. A saída ocorreu por via terrestre, através da Jordânia, como parte de uma operação de segurança organizada em conjunto por autoridades locais e representantes do Governo Brasileiro.

Coronel Cláudia estava em Israel desde o último dia 9, integrando uma comitiva de autoridades brasileiras que participava da Muniexpo Israel 2025, uma missão oficial de intercâmbio de experiências em inovação e gestão pública, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de diferentes regiões do país.

Durante a estadia, a situação de segurança na região se deteriorou rapidamente. Como medida de precaução, os integrantes da delegação permaneceram em estado de alerta, chegando a se abrigar em bunkers de segurança por orientação das autoridades israelenses.

Diante do aumento da tensão e dos riscos à integridade dos participantes, foi realizada uma operação especial para a retirada do grupo. A travessia até a Jordânia foi acompanhada por momentos de tensão, dada a instabilidade no território israelense.

Atualmente, Coronel Cláudia e os demais membros da missão aguardam orientações sobre os próximos passos para o retorno ao Brasil. Todas as despesas da viagem, incluindo os custos da operação de deslocamento, estão sendo custeadas pelo Governo de Israel.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia