22 de maio de 2024
Projeto • atualizado em 26/06/2023 às 17:38

Vereador de Aparecida propõe política de combate ao racismo em estádios da cidade

O projeto de autoria do vereador Willian Panda está em tramitação na Câmara de Aparecida
O jogador Vini Jr. sofreu racismo durante partida de futebol em estádio na Espanha. Foto: Reprodução
O jogador Vini Jr. sofreu racismo durante partida de futebol em estádio na Espanha. Foto: Reprodução

O vereador de Aparecida de Goiânia, Willian Panda (PSB), propôs um projeto de política municipal em combate ao racismo em estádios, ginásios e arenas esportivas da cidade. O autor da proposta prevê a criação de um Protocolo de Combate ao Racismo.

A política intitulada de “Vini Jr”, em homenagem ao jogador brasileiro do Real Madrid que sofreu ataques racistas em estádio, determina a realização de campanhas educativas nos períodos que antecedem as disputas e durante os intervalos, preferencialmente divulgadas em veículos de grande alcance, como telões e outdoors, entre outros.

Além disso, prevê também a interrupção da atividade esportiva em andamento em caso de conduta racista por qualquer pessoa presente e a divulgação de políticas públicas de atendimento às vítimas. O objetivo é que qualquer cidadão possa informar a conduta racista a autoridades presentes nos estádios e arenas esportivas, entre elas policiais militares, guardas civis, bombeiros ou funcionários da segurança.

Na justificativa do projeto, Willian Panda reforça que o poder público precisa dar uma resposta às práticas racistas. O vereador cita que Vini Jr, jogador do Real Madrid, tem sofrido “racismo escancarado em forma de perseguição em partidas de futebol realizadas na Espanha” e afirma que os constantes episódios de que tem sido vítima reforçaram “a necessidade da criação de uma política de incentivo ao respeito, bem como a criação de um protocolo de combate ao racismo”.


Leia mais sobre: / / / / Cidades