22 de maio de 2024
Iniciativa • atualizado em 13/06/2023 às 17:58

Vereador apresenta proposta de combate ao racismo em estádios da capital

O projeto do vereador Lucas Kitão prevê interrupção e até encerramento dos jogos em casos de ataques racistas no estádio
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou um projeto de lei que institui política de combate ao racismo em estágios e ginásios em Goiânia. Chamada de Política Municipal Vini Jr de Combate ao Racismo, a proposta apresentada nesta terça-feira (13) faz referência ao jogador do Real Madrid que sofreu recorrentes ataques na Espanha e se tornou um grande representante da causa antirracista.

Conforme a proposta, a realização de campanhas educativas de combate ao crime de racismo serão obrigatórias nos intervalos e antes dos eventos esportivos ou culturais. O texto também prevê políticas públicas de atendimento às vítimas de racismo e a interrupção e até mesmo encerramento de partidas em andamento, em caso de manifestação de conduta racista.

De acordo com o autor da proposta, a intenção é prevenir situações de racismo em eventos esportivos, na capital. “Nosso objetivo é tornar os eventos culturais e esportivos locais acolhedores para toda a comunidade esportiva. Dos torcedores aos jogadores de futebol, é preciso preservar todos e punir os casos de racismo em Goiânia”, justifica Lucas Kitão.

Além da previsibilidade, o projeto prevê ampla divulgação e a criação do Protocolo de Combate ao Racismo (PCR) a ser criado em Goiânia. Nele, qualquer cidadão poderá informar a qualquer autoridade sobre conduta racista, dando conhecimento ao plantão do juizado do torcedor presente na arena, ao organizador do evento esportivo, ao delegado da partida e, quando for possível, ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e à Defensoria Pública do Estado (DPE).

Com efeito, a interrupção, segundo Kitão, será feita se houver reincidência sem que haja interrupção nos ataques racistas, como aconteceu de maneira recorrente com o jogador Vinícius Júnior, ponta do Real Madrid, e acontece em jogos na América do Sul, na Espanha e em estádios da capital.


Leia mais sobre: / / / Política