21 de maio de 2022
Cidades

Vendedores de veículos protestam contra novas medidas do DETRAN

Mais 200 lojistas da área de revenda de automóveis realizaram nesta quinta-feira (19) uma manifestação contra as recentes medidas adotadas pelo DETRAN, entre elas a adoção de uma certidão negativa para transferência de veículos.

De acordo com o comerciante Marcelo dos Santos, os lojistas saíram do Moinho Goiás, na Avenida Independência na Vila Viana e seguiram em carreata até a sede do DETRAN, situada na Cidade Jardim, onde protestaram contra as novas medidas

Alegação é de que as ações têm afetado o comércio de veículos. Marcelo afirmou que uma alternativa seria que a certidão negativa fosse válida apenas para impostos a partir do exercício de 2016. Outra proposta levada é que o CPF não seja utilizado para uma possível restrição, mas sim o veículo.

Continua após a publicidade

“ O objetivo principal é desvincular o CPF ao veículo. O DETRAN vinculou todas as dívidas anteriores ao CPF do cliente. Deveria ter procurado outra medida, por exemplo uma restrição administrativa que poderia resultar na apreensão do veículo”, explica.

A reclamação é que as medidas adotadas têm prejudicado os negócios. O comerciante Gildemar José explica que às vezes clientes querem vender o carro para quitar dívidas, mas não conseguem quitar por conta de débitos existentes.

A Diretoria do Detran-GO informou em nota que a comissão de representantes dos revendedores de veículos seminovos e usados, que pediam a flexibilização da medida que vincula a certidão negativa de débito à prestação de serviços como transferência de propriedade. Visando a resguardar os interesses dos terceiros de boa-fé, a diretoria decidiu abrir prazo para que os “garagistas” regularizem seus estoques.

Continua após a publicidade

Os revendedores devem protocolar, até amanhã, uma relação dos veículos que estão em seus estoques. Nela devem constar informações sobre marca, modelo, placa e chassi. Os veículos declarados poderão ser transferidos uma única vez na regra antiga, exclusivamente, entre os dias 23 e 27 da próxima semana. Após esse prazo só serão movimentados mediante consulta do CPF do proprietário.

O Detran-GO esclarece que o usuário comum, pessoa física, continua sendo beneficiado pelo comunicado de venda retroativo ao dia 13 de novembro de 2015.

 

Leia mais sobre:
Cidades