A construção civil brasileira cresceu 4,1% em 2024, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O número engloba todo o segmento, que inclui obras de infraestrutura, incorporação e obras civis.
O desempenho positivo também foi verificado nas vendas do comércio varejista, que registrou alta ainda maior: 5% de janeiro a outubro em relação a igual período do ano anterior. O percentual indica, segundo o relatório, o crescimento de pequenas obras e reformas.
Expectativas para 2025
Empresa do ramo, o Grupo Soares acompanhou a ascensão em 2024 e prevê um crescimento de pelo menos 10% em 2025. Com 60 anos de história, a holding, integrada pela rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares e pela lojas de acabamentos de alto padrão Essence, espera uma elevação puxada pelo varejo.
O presidente do Conselho de Administração e de Família do Grupo, Marcelo Camorim, ressalta porém que a companhia será cautelosa nos investimentos devido ao cenário econômico. “Este ano nós vamos estar atentos principalmente aos movimentos macroeconômicos, principalmente quando se fala do cenário internacional e do cenário macroeconômico interno. As projeções são de que a taxa de juros deve alcançar a faixa de 15%, de acordo com dados do Banco Central, e a também deve ser acima da meta do Banco Central, que é 3% ao ano”, relata.
Investimentos
Para sustentar seu crescimento, o Grupo Soares assinou em 2024 contrato com dois fundos de investimentos. O primeiro deles com uma das maiores empresas brasileiras focadas em venture capital do Brasil, a Bossa Invest. O grupo também deu início à formação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)
“O fundo já está em operação e está na fase de captação e roadshow com empresas de startups alinhadas ao nosso negócio e à nossa sociedade junto ao Bossa Investimentos. O nosso objetivo é investir em startups que tenham sinergia com as atividades do Grupo e em 2025 já iremos adquirir algumas startups”, explica Marcelo Camorim.
De acordo com o diretor geral do Grupo Soares, Ricardo Sousa, o grupo também investiu, em 2024, num amplo projeto de retrofit das lojas Irmãos Soares e na atualização das plataformas de atendimento e relacionamento com os consumidores da rede, totalmente conectado e inserido na era do e-commerce, com o intuito de triplicar a performance das vendas on-line em 2025.
Outra novidade para 2025 é a construção do novo Centro de Distribuição da Irmãos Soares, que terá obras iniciadas em Goiânia, ainda no primeiro trimestre do ano. “Com aproximadamente 6 mil metros quadrados, seu objetivo é proporcionar maior eficiência na movimentação de mercadorias, prevendo melhor atendimento e uma velocidade maior nas entregas e no atendimento ao cliente”, explica o diretor geral do Grupo Soares, Ricardo Sousa.
Leia mais sobre: Crescimento Construção Civil / Economia / Economia