16 de julho de 2024
ELEIÇÕES 2024 • atualizado em 22/06/2024 às 09:06

Velomar Rios alcança 60% para prefeito de Catalão, aponta pesquisa Serpes

Divulgado hoje, levantamento mostra crescimento do ex-secretário de Saúde tanto na pesquisa espontânea quanto estimulada; atual prefeito também tem aprovação do eleitorado

Em crescimento substancial, o pré-candidato à Prefeitura de Catalão, Velomar Rios (MDB), continua bem à frente dos demais, aponta a terceira rodada de pesquisas no município realizada pelo Instituto Serpes em parceria com o Blog do Badiinho. Tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, ele, que é ex-prefeito e foi secretário de Saúde do atual prefeito do município, Adib Elias (MDB), continua liderando a pré-campanha.

Na pesquisa estimulada, Rios aparece com 60% à frente do segundo candidato preferido, o agropecuarista Elder Galdino (Republicanos) , que detém 17,2%. Nas localidades de Santo Antônio e Pires Belo, Rios também lidera com 52% e 60% respectivamente, contra 16% e 5% de Galdino. Nos distritos de Santo Antônio e Pires Belo, ele alcançou 8% e 5%, respectivamente, contra 38% e 50% de Velomar.

Já na espontânea, quando o eleitor manifesta a opinião sem a sugestão dos nomes, Velomar Rios lidera com 46,4%, ou seja, 32 pontos distante de Galdino, lembrado por um total de 13,7%. O percentual de Galdino é quase metade do percentual dos entrevistados que ainda não sabem em que vão votar em Catalão este ano (25,2%).

Ainda na pesquisa espontânea, nos distritos de Santo Antônio e Pires Belo, Elder Galdino alcançou 8% e 5%, respectivamente, contra 38% e 50% de Velomar.

Outros nomes

Os outros nomes lembrados foram os do líder agropecuarista Renato Ribeiro (PL), com 7,2% na estimulada; seguido da professora e dirigente sindical Maria Moura (PT), com 0,7% da preferência dos eleitores; e do policial aposentado Ismael Calon (Psol), preferido de 0,5% na espontânea.

O percentual dos que responderam que não vão votar ou vão anular o voto este ano chegou a 6,2% na estimulada e 6% na espontânea.

 Pesquisas anteriores

Como mostrou o Diário de Goiás, em janeiro Velomar Rios aparecia com 35,7% em outro levantamento do Serpes e foi subindo na sequência. Em março, a penúltima rodada da pesquisa contratada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo instituto em Catalão apontava que Velomar tinha 47,4% em um cenário e outro (sem Gustavo Sebba) chegou a 55,1% de preferência do eleitorado de Catalão na estimulada.

Um dado curioso é que no levantamento de março o número de eleitores indecisos era menor que o registrado agora, apesar de ser um período mais próximo da eleição.

Rejeição

Além disso, no levantamento anterior, o segundo na preferência era o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) que decidiu não disputar. Ele lançou a irmã, Marília Koppan Sebba pré-candidata tucana na chapa de Galdino.

O deputado também aparecia com maior rejeição (18,2%) enquanto Velomar era o nome menos rejeitado no cenário da época (5,5%).

Na pesquisa atual, o índice de rejeição de Elder Galdino é de 24,4%, enquanto Velomar Rios e Ismael Calon são os menos rejeitados com 14,5% cada.

Metodologia

A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada entre os dias 12 e 13 de junho em 17 bairros de Catalão, incluindo os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. A margem de erro é de 5 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95.

Foram entrevistados 401 eleitores da cidade. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o protocolo GO-04089/2024.


Leia mais sobre: Catalão / Cidades / Eleições 2024 / Política

Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.