13 de novembro de 2024
Cidades

Vanderlan Cardoso anuncia ciclo de audiências sobre energia renovável na CCT

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), senador Vanderlan Cardoso (PP) anunciou que a Comissão vai realizar um ciclo de audiências para debater as políticas públicas para as energias renováveis e biocombustíveis no exercício de 2019.

Um requerimento de autoria do próprio presidente foi aprovado durante a reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), juntamente com outras matérias que
também foram apreciadas pelos parlamentares.

Segundo o senador, um dos problemas que o Brasil vem
enfrentando atualmente é a questão energética e o debate em torno do tema precisa ser aprofundado. “O Brasil, e principalmente o estado de Goiás, tem um grande potencial para a implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s), usinas hidrelétricas, solar e termossolar, mas o que se precisa é  aprofundar o debate em torno do tema”, disse.

Vanderlan contou que tem o hábito de visitar regiões no Brasil e, principalmente, no exterior para conhecer projetos inovadores nas maisdiversas áreas, inclusive em setores ligadas à novas matrizes energéticas.

“Nas viagens que tenho feito ao exterior e nas conversas com autoridades do setor de energia fiquei impressionado com a forma que o Brasil tem tratado assuntos ligados às fontes de energias renováveis. Falta interesse em relação a esse tão importante tema que vêm para resolver um problema ambiental, a exemplo das PCHc’s”, ressaltou o senador.

O senador visitou, no mês passado, algumas usinas de energia termossolar em Portugal e na Espanha para conhecer a tecnologia utilizada desses países. “O Brasil tem uma grande capacidade de geração de energia solar e, por isso, precisamos adotar novas tecnologias para que novas usinas sejam implantadas no país visando aumentar a matriz energética solar. O estado de Goiás está incluído no que se denomina de “Cinturão do Sol”, onde o sol brilha a maior parte do ano e reúne grande potencial para geração de energia solar”, explicou.

Por fim o presidente da CCT, senador Vanderlan, destacou que o novo Congresso Nacional tem o propósito de defender o crescimento do pais. Segundo informou, a produção de energias renováveis também pode contribuir com a geração de emprego e renda aos Estados.

Com a aprovação do requerimento do senador Vanderlan Cardoso, no próximo dia 3 de abril poderá ocorrer a primeira audiência pública para debater o tema com as presenças do presidente da Associação Brasileira das Pequenas Hidrelétricas (ABRAPCH’s), Paulo Arbex, do presidente da ANEEL, André Pepitone, do Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, e do Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luis Eduardo Barata Ferreira.

“Esse é o primeiro passo para fazermos uma revolução na produção de energias renováveis em nosso País”, explicou.


Leia mais sobre: / Cidades