16 de abril de 2024
Imunização

Vacina contra dengue chega a escolas de Aparecida de Goiânia

Segundo secretaria de Saúde de Aparecida a Imunização da primeira dose será realizada em postos e também escolas
Secretaria de Saúde atualiza cronograma de vacinação escolar(Fotos: arquivo Secom Aparecida)
Secretaria de Saúde atualiza cronograma de vacinação escolar(Fotos: arquivo Secom Aparecida)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua reforçando a importância da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. A vacina Qdenga é encontrada em 38 unidades fixas, também levada para escolas da cidade, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento com as datas e locais da vacinação escolar para os próximos dias foi atualizado nesta sexta-feira (23).

As crianças que vão receber a vacina, devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade para receber a Qdenga. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O método serve tanto para quem já teve dengue, quanto para quem nunca foi infectado.

Até o momento, aproximadamente 2 mil doses foram administradas na localidade, conforme informado pela coordenadora de Imunização Renata Cordeiro, que faz um alerta aos pais e responsáveis: “A procura pela vacina está abaixo do esperado e, enquanto isso, os casos de dengue só aumentam em todo o país. Peço que vacinem logo seus filhos, porque a proteção completa só se dará com a segunda dose, que será ministrada três meses após a primeira. É preciso iniciar já a proteção das crianças. A dengue tem feito vítimas e a prevenção, além da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes, agora também está na imunização”. Renata.

O público-alvo da vacinação contra a dengue segue critérios do Ministério da Saúde, que considerou os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. “Começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos conforme chegam novas doses”, explica Renata.

Confira abaixo o cronograma de vacinação escolar dos próximos dias (o documento será atualizado ao longo da campanha)

Locais de Vacinação

A vacinação é realizada nas UBS de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização, o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já na sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira, o atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h. É importante ressaltar que os postos de imunização estão fechados em feriados e pontos facultativos.

Confira abaixo os locais disponíveis para vacinação:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Independência Mansões
UBS Tiradentes
UBS Pontal sul 2
UBS Papilon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Ilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germano
UBS Jardim dos Ipês
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Bairro Independência
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Santa Luzia
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Chácara São Pedro
UBS Expansul
UBS Santo André
UBS Cândido de Queiroz
UBS Alto Paraíso
UBS Boa Esperança
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades / Saúde

Helma Bessa

Jornalista formada pela Universidade UNIP