As forças de segurança pública de Goiás recapturaram 12 foragidos da Justiça desde o início da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. A festa religiosa começou no dia 27 de junho e segue até o próximo domingo (6). Até lá, as equipes seguem na operação utilizando drones, câmeras inteligentes, sistema de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, além de planejamento estratégico e integração.
A operação que visa a segurança dos romeiros na Romaria de Trindade está sendo coordenada pelo 16º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), o esquema de segurança envolve a atuação conjunta da PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Força Nacional. Uma das grandes inovações deste ano foi a criação do Núcleo de Operações e Análise de Inteligência da PM (Noai), sediado em Trindade.
De acordo com o tenente-coronel Edson Rocha, comandante do 16º CRPM, a operação utiliza tecnologia de ponta. “O Noai é um marco inédito para a segurança pública da Romaria. Reunimos, em um mesmo espaço, profissionais de diversas forças trabalhando de forma sinérgica, com base em dados e inteligência. Com isso, conseguimos monitorar áreas críticas em tempo real e responder de forma rápida e precisa a qualquer ocorrência”, explicou o tenente.
Identificação de foragidos e suspeitos
Na Central Avançada de Monitoramento os agentes conseguem a identificação instantânea de foragidos e veículos com restrições, além de auxiliar na localização de pessoas desaparecidas. Segundo Rocha, a tecnologia tem feito a diferença. “Reduzimos em mais de 60% os índices criminais, mesmo com o aumento do fluxo de pessoas na cidade. Estamos vivendo o período mais tranquilo já registrado durante a festa de Trindade”, afirmou.
O coordenador de projetos do 16º CRPM, Tenente Amaral, detalhou como é feito esse monitoramento, aliado às ferramentas de tecnologia. “A cidade de Trindade está cercada por um sistema de monitoramento que não permite a entrada ou saída de veículos sem serem catalogados. Diversas câmeras com reconhecimento facial e totens interativos foram instalados em pontos estratégicos, além do reforço no patrulhamento aéreo com drones operados por profissionais recém-formados em curso especializado”, destacou.
Outra inovação foi a implantação do Comando de Monitoramento Móvel (CMM) — um ônibus com toda a estrutura tecnológica da central fixa, que permanece em áreas de grande aglomeração para reforçar a vigilância e agilizar respostas a ocorrências. Toda essa estrutura é gerida pelo Centro de Comando e Controle Integrado, instalado temporariamente no município, e pela Sala de Gestão Integrada da Romaria, que coordena, em tempo real, todas as ações.
Leia mais sobre: Operação Romaria de Trindade / Romaria do Divino Pai Eterno / Secretaria de Segurança Pública de Goiás / Cidades / Trindade