19 de maio de 2022
Cidades

Uruaçu sofre com falta de abastecimento de água

Residentes do município de Uruaçu, norte goiano, queixam-se da falta de água potável em grande parte dos bairros há aproximadamente 15 dias. O problema é decorrente do assoreamento – acúmulo de areia e folhas – do Lago Serra da Mesa, principal fonte de abastecimento da cidade.

 

Continua após a publicidade

Moradores reclamam nas redes sociais e se dizem vítimas “abuso contra a cidadania”, já que as atividades básicas de higiene pessoal estão comprometidas. “É um absurdo e uma grande demonstração de incompetência da Saneago. Idosos, crianças e gestantes estão em péssimas condições nos últimos dias”, declarou Samuel Vicente Ferreira Neto, morador de Uruaçu.

A baixa no nível de água do Lago é um fenômeno sazonal, assim como os constrangimentos sofridos pela população. A profundidade foi reduzida de dez para meio metro, nos meses passados. A assessoria do distrito da Saneago da região informou que uma operação emergencial de drenagem está sendo feita por uma draga instalada no local. O equipamento, porém, não atende a demanda.

Outra medida será a implantação de uma barragem com sacos cheios de areia para conter a correnteza que enche de lama o local de captação de agua. O reestabelecimento definitivo na cidade deverá ocorrer até o fim da próxima semana.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Cidades