13 de julho de 2024
Atenção, estudantes • atualizado em 30/12/2023 às 10:45

Único Sisu de 2024 terá início das inscrições em 22 de janeiro; confira novidades

O sistema de entrada no ensino superior público no Brasil terá somente uma edição em 2024, com 264.254 vagas em 127 instituições públicas
No Sisu 2024 haverá apenas uma inscrição para ingresso no primeiro e segundo semestres.Foto: Reprodução
No Sisu 2024 haverá apenas uma inscrição para ingresso no primeiro e segundo semestres.Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na última sexta-feira (29), o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. As inscrições Sisu terão início no dia 22 de janeiro e se encerram no dia 25. Nesta edição, o sistema de seleção terá apenas uma etapa de inscrição para ingresso em universidades públicas no primeiro e segundo semestre do ano.

Em 2024 serão 264.254 vagas em 127 instituições públicas. O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para as vagas em universidades públicas do país. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A matrícula dos selecionados deve ocorrer no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Mudanças e novidades

De acordo com o MEC, nesta edição os candidatos não poderão escolher em qual semestre irão ingressar, já que isso depende da classificação no curso. Se selecionado, o candidato deverá realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Com a mudança para apenas uma edição anual, a partir de agora, o ingresso do estudante no curso vai depender da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Assim, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.

Conforme o edital, será mantida a inscrição de cada candidato em até duas opções de vaga. No entanto, uma novidade no Sisu 2024 é que todos os candidatos se inscreverão primeiramente na modalidade de ampla concorrência, a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino será prevista posteriormente.

Por fim, a última novidade do Sisu 2024 é que nesta edição a lista de espera possa ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes. Desse modo, as vagas não ocupadas durante a chamada regular serão preenchidas conforme cada instituição.

Segundo o MEC, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.


Leia mais sobre: / / Brasil

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.