19 de junho de 2024
Tempo

Última onda de calor do verão em Goiás já começou; veja a previsão de quando termina

Das capitais, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Goiânia estão na lista
Sol prevalece em grande parte de Goiás, mas calor extremo deve atingir apenas o Sul do estado. (Foto: reprodução)
Sol prevalece em grande parte de Goiás, mas calor extremo deve atingir apenas o Sul do estado. (Foto: reprodução)

A terceira e última onda de calor deste ano no verão brasileiro começou nesta segunda-feira (11) e, até a próxima sexta-feira (15), deve fazer com que as temperaturas subam entre 5°C e 10°C acima da média em Goiás e outras regiões do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com o fim do verão, próximo dia 20 de março, e início do outono, é comum que haja mudanças rápidas nos padrões meteorológicos. Além disso, desde 2023 o mundo em geral tem sofrido com as maiores temperaturas já registradas na história e era previsto que iria continuar até março deste ano.

No Brasil, apesar de Goiás receber apenas parte dessa onda de calor, ele está incluso no centro-sul, que será a região mais atingida. Os outros estados que vão sofrer são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com as previsões no aumento das temperaturas para os próximos dias, os termômetros pode chegar aos 36°C nos estados do sul e atingindo até 38°C em Mato Grosso do Sul. O calor excessivo deve chegar apenas ao extremo sul de Goiás.

Das capitais, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Goiânia também estão na mira de previsão com tendência de alta na temperatura máxima prevista ao longo da semana. Goiânia pode chegar aos 33ºC em seu dia mais quente, que deve ser sexta-feira (15).


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.