14 de setembro de 2024
Parceria

UFG firma convênio com Governo e será correalizadora de festivais culturais do Estado

A universidade fará a gestão de festivais consagrados como o Fica, Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu e do programa Musicais de Goiás em Cena
Governo de Goiás e UFG firmam parceria para realização de eventos culturais. Foto: André Saddi
Governo de Goiás e UFG firmam parceria para realização de eventos culturais. Foto: André Saddi

O Governo de Goiás firmou convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para que a instituição seja correalizadora de festivais de música, teatro e cinema do Estado. A parceria oficializada na última terça-feira (14) entre a reitora da UFG, Angelita Lima, e o governador Ronaldo Caiado (UB), formaliza a gestão da universidade na realização de quatro importantes eventos do calendário cultural goiano.

A UFG correalizará o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e o novo programa Musicais de Goiás em Cena, que terá dois espetáculos musicais por ano, em Goiás. Caiado garantiu que a programação vai continuar obedecendo os critérios definidos pelo Estado, apesar da gestão da universidade.

O convênio estabelece que o serviço de pagamentos, aquisições, contratações de artistas, acompanhamento do cronograma dos projetos, elaboração de prestação de contas e outras atividades ficarão à cargo da UFG, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). Com a iniciativa, o governo assegura a desburocratização da gestão dos eventos, dando a eles um caráter de política pública voltada para o setor cultural.

Para a secretária de Cultura, Yara Nunes, a parceria trará melhorias para a qualidade dos festivais. “A partir de agora, deixam de ser meras festas que acontecem nos municípios e passam a ser uma política pública continuada”, declarou.

Este ano, o Estado contará com mais um grande programa cultural, o Musical Goiás em Cena. A novidade promete trazer ao público goiano a oportunidade de assistir a grande produções teatrais, além de favorecer o intercâmbio entre os artistas goianos e fomentar as instituições públicas de ensino em artes, como a Escola do Futuro em Artes Basileu França.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Comentários