10 de agosto de 2022
Goiânia

UFG e a Comunidade da Construção Civil estão com inscrições abertas para o primeiro desafio de Inovação

Centro de Eventos e Cultura da UFG.
Centro de Eventos e Cultura da UFG.

Para buscar soluções e estimular pesquisas no setor, a Universidade Federal de Goiás e a Comunidade da Construção Civil estão propondo o primeiro desafio SBTA de Inovação, que ocorrerá durante o XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas de 11 a 13 de junho de 2019, em Goiânia, no Centro de Eventos da UFG. 

Continua após a publicidade

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 24 de maio pelo formulário eletrônico no site www.sbta2019.com.br.

As três equipes que apresentarem as soluções mais inovadoras para problemas com argamassas e revestimentos receberão prêmios, sendo R$3 mil reais para a primeira colocada, R$ 2 mil reais para a segunda colocada e mil reais para a terceira colocada.

“Os selecionados também poderão interagir com times de especialistas em construção civil e mercado, para trocar conhecimentos e validar propostas, que podem até virar negócios”, observa a coordenadora do Desafio, Professora Dra. Andrielli Morais de Oliveira da Escola de Engenharia Civil da UFG.             

Continua após a publicidade

                                                    
Podem se inscrever equipes de 3 a 5 alunos de  todos os cursos presenciais de graduação, pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu), cursos presenciais tecnológicos e técnicos de Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas no Brasil.

Inicialmente, os inscritos enviarão ao comitê organizador um vídeo de apresentação da equipe e da ideia/solução que pretendem desenvolver. Pode ser um novo material, uma nova técnica de aplicação, um aplicativo, um equipamento, dentre outros. As 10 selecionadas passarão para a outra fase.            

Na segunda etapa, presencial e classificatória, os alunos participarão do Bootcamp, treinamento com mentores para aprimorar e validar as ideias/projetos. No final, 5 (cinco) equipes se classificarão para a terceira etapa.

O bootcamp será organizado pelo CEI, Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG Goiânia, por equipe especializada em estruturação de desafios estudantis nas áreas de empreendedorismo e inovação. “O mercado está cada vez mais exigente e desafios como este podem revelar soluções inovadoras para um setor tão importante como o da construção civil’, observa a gerente do CEI Emilia Rosângela.

Na terceira etapa, as soluções serão apresentadas para uma banca indicada pelo comitê organizador do desafio e para o público do XIII SBTA. As três primeiras colocadas receberão as premiações. Todos os participantes das equipes receberão certificado de participação, conforme o número de horas em que estiverem presentes nos eventos.