21 de julho de 2024
Segurança

UFG anuncia uso de câmeras em vigilantes do câmpus

Equipamentos são ativados, conforme a instituição, no momento da ocorrência
Câmpus da UFG. Foto: Divulgação
Câmpus da UFG. Foto: Divulgação

Os vigilantes do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) utilizam, atualmente, câmeras em seus uniformes durante o período de atuação, segundo publicação desta quarta-feira (15), feita no perfil das redes sociais da instituição.

“Os vigilantes do câmpus estão equipados com câmeras que são ativadas no momento da ocorrência. As imagens protegem todos os envolvidos nas ocorrências e nos chamados. Caso tenha alguma dúvida de comportamento ou procedimento de qualquer pessoal que participou de uma ocorrência com a segurança na UFG, abra um chamado e peça para ‘baixarmos’ as imagens”, detalha a universidade.

Em março deste ano, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou uma matéria à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a proposta de implantação de sistema de vídeo e áudio nos uniformes dos policiais militares e civis de Goiás. 

De acordo com o deputado, a medida, já adotada em outros estados, é importante para dar transparência nas ações policiais Segundo Gomide, nos estados onde o sistema já está em operação, houve uma redução drástica no número de mortes em ocorrências policiais. Para ele, a medida serve de auxílio aos próprios policiais e a toda a sociedade.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), alegou, entretanto, que a prioridade do Executivo estadual é voltada para a instalação de câmeras nas celas de presídios. 

LEIA TAMBÉM: Uso de câmeras em ações policiais reduz letalidade


Leia mais sobre: / / Cidades