30 de maio de 2024
Cidades

UEG terá reitor interino até eleições de novembro

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), anunciou, nesta quinta-feira (13), a nomeação do ex pró-reitor de Graduação da UEG, professor Valter Gomes Campos, como reitor interino da Universidade. Valter substitui o procurador do Estado, Rafael Borges, que ocupava a função desde setembro do ano passado.

A ideia da mudança é dar continuidade ao processo iniciado na UEG ainda em2019. Do fim de setembro até agora, o reitor Rafael Borges adotou medidas para manter o funcionamento da Universidade e aprovou a nova modelagem com a reforma administrativa.

Agora, a transição segue até as eleições, programadas para novembro deste ano. A reitoria passa para a responsabilidade do professor Valter Campos, um docente dos quadros da própria Universidade, que até então ocupava a posição de pró-reitor de graduação.

Além do novo reitor, a UEG também terá nomeados pró-reitores de Graduação e de Extensão e Assuntos Estudantis; e diretores dos Institutos Acadêmicos de Ciências da Saúde e Biológicas, de Educação e Licenciaturas, de Ciências Tecnológicas e de Ciências Agrárias e Sustentabilidade.

Pró-Reitoria de Graduação

Suely Miranda Cavalcanti Bastos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Matemática pela Associação Educativa Evangélica e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis. É especialista em Matemática Superior e em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Engenharia Agrícola pela UEG. Atualmente é professora titular da UEG, além de ocupar, até a presente data, o cargo de pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente na formação de professores.

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis

Adriana Aparecida Ribon Ogera

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Ciência do Solo também pela Unesp, doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina e pós-doutorado na área de Ciência do Solo. Atualmente é professora efetiva na área de Ciências dos Solos da UEG, membro titular da Comissão de Elaboração do Boletim de Fertilidade do Solo e Adubação do Estado de Goiás, coordena o grupo de estudos e pesquisa em Pedologia e Desenvolvimento de Plantas e o projeto de pesquisa e extensão em Educação em Solos para Todos. Foi diretora da UEG Câmpus Palmeiras de Goiás entre 2018 e 2019.

Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas

Vanessa Cristiane de Santana Amaral

Graduada em Farmácia e Bioquímica pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás; Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos – SP; Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Iniciou a carreira docente na Universidade Estadual de Goiás em 2002. Desde então, ministra aulas nos cursos de graduação em Farmácia e Ciências Biológicas. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPGCAPS) da UEG.

Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas

Francisco Manoel Bezerra e Rocha

Possui mestrado em Física na área de concentração de Sistemas Quânticos Fortemente Correlacionados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Física pela UFG. Atualmente é professor coordenador de área da BNCC etapa Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação de Goiás. É professor no Instituto Federal de Goiás (IFG) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas

Antônio Cruvinel Borges Neto

Graduado em Telecomunicações – Habilitação: Redes Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Especialista em Gestão de TI pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás – UEG com ênfase para desenvolvimento de sistemas agroindustriais. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva à UEG. É ex diretor do Câmpus Trindade.

Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade

Sueli Martins de Freitas Alves

Possui graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Estatística, mestrado em Agronomia e doutorado em Agronomia, todos pela UFG, além pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. É professora da UEG desde 1999, com regime de dedicação exclusiva desde 2006. Atua na área de Planejamento de Experimentos e Análise de Dados Experimentais, Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão e Análise Multivariada. Tem experiência na área administrativa da Universidade como coordenadora de curso, coordenadora Pedagógica, coordenadora de Avaliação Institucional, coordenadora de Gestão de Pessoas, pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças e presidente de diversas comissões.

Currículo do novo reitor

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), respectivamente, Valter Campos também é especialista em Planejamento, Implementação, Gestão da Educação a Distância e em Gestão Universitária e Políticas Públicas. É professor efetivo da UEG desde 2010 onde atua na formatação de disciplinas e produção de Materiais Didáticos para EaD pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), além de ter sido pró-reitor de Graduação por quase um ano.

O professor representa a UEG junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e exerce o cargo de vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, além de ser integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). É coordenador e professor de cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) e consultor na área educacional.

Tem experiência na área de gestão da Educação Superior e na área de capacitação profissional, atuando principalmente com os seguintes temas: ética, ética profissional, segurança pública, direitos humanos, relações interpessoais, comunicação, EaD e educação em geral. Orienta trabalhos de conclusão de curso (TCC) e iniciação científica (PBIC) e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação superior, educação a distância e política e gestão educacional.


Leia mais sobre: / / Cidades