13 de julho de 2024
Educação • atualizado em 10/03/2024 às 10:21

UEG é recredenciada por mais 10 anos e pode oferecer cursos superiores presenciais e a distância

A avaliação, que verificou os aspectos físicos e pedagógicos da UEG, foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2023
O recredenciamento institucional deveria ter sido realizado em 2021, mas os impactos da pandemia de covid-19 provocaram o atraso. (Foto: UEG).
O recredenciamento institucional deveria ter sido realizado em 2021, mas os impactos da pandemia de covid-19 provocaram o atraso. (Foto: UEG).

Com nota 4, em uma escala de 5, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi recredenciada pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) para oferecer cursos superiores na modalidade presencial e a distância até 31 de dezembro de 2033. O recredenciamento institucional deveria ter sido realizado em 2021, mas os impactos da pandemia de covid-19 provocaram atraso no processo.

A avaliação, que verificou os aspectos físicos e pedagógicos da instituição, foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2023 por uma equipe do CEE-GO. O parecer da avaliação foi votado e aprovado no dia 1º de março e publicado na última quarta-feira (6). Confira os principais pontos que contribuíram para a aprovação:

  • Políticas adotadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UEG, voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social;
  • Graduação de 37% dos professores da rede estadual de ensino;
  • Promoção de ações para atender refugiados; e
  • Por ter contribuído de forma direta dos resultados positivos de fluxo e rendimento escolar do estado de Goiás, aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com a aprovação, o presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, destacou a importância da UEG para o estado de Goiás.

Para nós, do Conselho Estadual de Educação, é um prazer ter uma instituição como a UEG, que dá visibilidade ao ensino superior no nosso estado. E desejamos que os trabalhos na UEG possam seguir da melhor forma possível e que vocês consigam alcançar os objetivos.

Flávio Roberto de Castro

Alcance e oferta de cursos

Outro aspecto de destaque é a importância da Universidade para a interiorização da ciência em Goiás, já que nenhuma outra instituição de Ensino Superior do estado tem o alcance presencial da UEG.

Segundo a instituição, a UEG possui a maior oferta de cursos de pós-graduação no interior do estado e a contribuição do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede na diplomação de centenas de estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento nas modalidades à distância e híbrida.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019