12 de outubro de 2024
Força-Tarefa • atualizado em 01/07/2024 às 16:09

Turistas desaparecidos no Parque Terra Ronca são encontrados com vida

Um dos turistas é um idoso de 64 anos com mobilidade reduzida, e os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos, sendo que um deles encontra-se com o joelho lesionado após uma recente queda de moto
Os turistas desapareceram em uma das grutas do complexo espeleológico de Terra Ronca - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Domingos
Os turistas desapareceram em uma das grutas do complexo espeleológico de Terra Ronca - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Domingos

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) afirmou, no início da tarde desta segunda-feira (1º), que os quatro turistas que encontravam-se desaparecidos após entrarem em uma caverna no Parque Estadual Terra Ronca, no município de São Domingos, em Goiás, foram encontrados com vida e sem ferimentos.

O desaparecimento ocorreu neste domingo (30), após os turistas terem entrado na caverna sem guia turístico, utilizando apenas as lanternas dos celulares. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 19 horas e as buscas foram iniciadas de imediato.

“No dia de ontem, não tivemos sucesso. Porém, hoje de manhã, com a mobilização de toda a equipe, o pessoal da Semad, do Corpo de Bombeiros, da comunidade local, Brigada Comunitária de Terra Ronca, fizeram um trabalho conjunto, com mais de 20 pessoas à pé, à cavalo, de moto, e tivemos êxito de encontrar esses quatro jovens por volta, hoje, das 11 horas”, relatou o comandante da 10ª Companhia Independente do Bombeiro Militar, do município de Posse, o capitão BM Salathyel Gomes Carvalho.

O profissional reiterou a orientação para o tráfego realizado no local apenas com guias turísticos. “As pessoas vão oferecer EPI, vai dar as normas de segurança de como navegar dentro da caverna e têm experiência e conhecem os caminhos dentro das cavernas. Felizmente nós tivemos sucesso nessa ocorrência, mas às vezes poderia ter acontecido um acidente, uma lesão ou uma ferida com alguns dos integrantes”, ponderou.

Após serem encontrados, os turistas gravaram um vídeo reforçando a necessidade de um condutor para o tráfego na região. “É importante vir com um condutor, mesmo as pessoas que acham que tem experiência. Se não conhecerem muito bem a mata, se não conhecerem o lugar, não vão [sozinhos], porque vai dar errado. Passamos apuro de noite, passamos frio. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse um deles.

Divulgação/Semad

De acordo com a Semad, um dos turistas é um idoso de 64 anos com mobilidade reduzida. Os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos. Um deles sofreu queda de moto há dois dias e está com o joelho lesionado.

Sobre o parque

O Parque Estadual Terra Ronca foi criado, conforme a Semad, em 1989, e delimitado em 1996. Ele guarda belas cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos com reconhecida importância turística.

Estima-se que existam mais de 200 cavernas no interior do Peter – um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul. Estão lá três das dez maiores cavernas do Brasil, além da que tem o 5º maior portal do País.

Algumas das cavernas têm acesso reduzido e podem alagar em algumas épocas do ano. Até mesmo a maior delas, em termos de abertura (boca da caverna) a que dá nome ao parque, Terra Ronca, está sujeita a riscos.


Leia mais sobre: / / / Cidades