16 de julho de 2024
Estado de Goiás

Turismo goiano apresenta segunda maior alta do Brasil, aponta IBGE

O Volume de Atividades Turísticas em Goiás avançou 5,7%, em comparação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal
Destaque nacional, turismo goiano oferece uma infinidade de atrativos para todos os públicos. Foto: Goiás Turismo
Destaque nacional, turismo goiano oferece uma infinidade de atrativos para todos os públicos. Foto: Goiás Turismo

O Turismo do Estado de Goiás teve a segunda maior alta do país, em abril deste ano, de acordo com a Pesquisa de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (12).

Segundo o levantamento, o Volume de Atividades Turísticas em Goiás avançou 5,7%, quando comparado ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em nível nacional, o indicador apresentou variação de 2,3%, no mesmo período.

De acordo com o IBGE, a receita nominal em abril, proveniente das atividades turísticas, quando comparado ao mês de março, apresentou expansão de 3,7%. Já na comparação dos primeiros quatro meses de 2024, com o mesmo período de 2023, teve alta de 3,7%. Nos últimos 12 meses, houve expansão de 6% do Turismo em Goiás.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, frisa que o bom desempenho é resultado da atual política pública voltada ao setor. “Temos apoiado vários eventos, trabalhamos feiras nacionais e internacionais apresentando Goiás para o Brasil e o mundo e fortalecemos as governanças regionais. Além disso, Goiás é reconhecido por ter a melhor segurança pública do país e ótima infraestrutura”, destacou.

Análise

Conforme o Governo do Estado, de acordo com o Boletim Comentado sobre a PMS, divulgado mensalmente pelo Observatório da Goiás Turismo, os números se devem ao fomento e incentivo ao desenvolvimento do turismo no território goiano, buscando valorizar as potencialidades existentes nas 11 regiões turísticas.

A análise conclui que o crescimento do setor em Goiás no mês de abril pode ser atribuído a vários fatores, um deles é que hoje os turistas estão mais confiantes em viajar e diversos eventos foram realizados no estado no mês de abril.

Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, houve também aumento do turismo de proximidade, com mais goianos viajando dentro do próprio estado. “Além disso, temos o crescimento da economia, apoio aos empresários do setor e a promoção turística, realizada pela Goiás Turismo, estimulando o interesse das pessoas pelas belezas naturais goianas”, afirmou.


Leia mais sobre: / Cidades