08 de agosto de 2026
Eleições 2026

TSE mantém desfile sobre Lula, mas sinaliza risco de punição por propaganda antecipada

Corte não impediu homenagem da Acadêmicos de Niterói, mas processo segue aberto e pode resultar em multa caso evento seja considerado ato eleitoral fora do prazo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda pode ser punido em razão do enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói. Foto: Reprodução/Instagram.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda pode ser punido em razão do enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói. Foto: Reprodução/Instagram.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda pode ser punido em razão do enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageará o petista em desfile. A informação foi revelada pelo analista Teo Cury, no programa CNN Novo Dia.

Embora a Corte não tenha impedido a realização do desfile, a decisão trouxe alertas. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comparou a situação a uma “areia movediça”, afirmando que quem entra “corre um risco muito grande de afundar”, em referência à possibilidade de o evento ser interpretado como propaganda eleitoral antecipada.

Segundo a análise, barrar previamente o desfile poderia configurar censura. No entanto, os ministros sinalizaram que, caso o ato seja entendido como campanha fora do período permitido pela legislação, poderá haver consequências. Lula é apontado como pré-candidato à reeleição, e a legislação eleitoral estabelece prazos específicos para a realização de propaganda.

O processo não foi arquivado e permanece em aberto. Partidos políticos podem provocar novamente o TSE, caso entendam que houve irregularidade. Antes de eventual nova decisão, o Ministério Público Eleitoral deverá se manifestar.

De acordo com Cury, uma eventual punição pode incluir multa ao presidente e gerar desgaste político antes mesmo do início oficial do período eleitoral.


Leia mais sobre: / / / / Política