terça-feira, 2 de março de 2021
  • Login
Diário de Goiás
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
No Result
View All Result
Diário de Goiás
No Result
View All Result
Home Diário de Goiás

TSE defere candidatura de Jardel Sebba

Diário de Goiás by Diário de Goiás
30/11/2012
A A
0
400
WhatsAppFacebookTwitterLinkedin

Leia também:

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade

02/03/2021
Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química

Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química

02/03/2021

 

O tucano Jardel Sebba (PSDB) vai assumir a prefeitura de Catalão em 1º de janeiro. Em decisão, monocrática, foi divulgada nesta sexta, 30, pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jardel venceu uma acirrada disputa com o ex-prefeito e atual presidente do PMDB de Goiás, Adib Elias. Por conta de processo antigo, havia dúvida se assumiria ou não. Agora, não há mais dúvida.

Abaixo, a decisão de Marco Aurélio Mello na íntegra:

 

—

 

Decisão Monocrática em 27/11/2012 – RESPE No 29975 Ministro MARCO AURÉLIO

DECISÃO

REGISTRO DE CANDIDATURA – RECURSO ESPECIAL ELEITORAL – PROVIMENTO.

1. O Gabinete prestou as seguintes informações:

O Tribunal Eleitoral de Goiás, por unanimidade, manteve a sentença mediante a qual foi indeferido o registro da candidatura de Jardel Sebba ao cargo de Prefeito nas eleições de 2012. Eis a síntese dos fundamentos expendidos (folha 204):

RECURSO ELEITORAL. REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATURA. ELEIÇÕES 2012. CANDIDATO A PREFEITO. INDEFERIMENTO. INELEGIBILIDADE. CONDENAÇÃO CRIMINAL ORGÃO COLEGIADO. ARTIGO 1o INCISO I, ALÍNEA “E” , ITEM 1 DA LEI COMPLEMENTAR No 64, DE 18.5.1990. HABEAS CORPUS APÓS O REGISTRO. SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO DO ACORDÃO CONDENATÓRIO. IRRELEVÂNCIA RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

1 – O candidato poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso. (Artigo 26 – C da LC 64/90).

2 – A prescrição pela pena concretizada, só repercute no Direito Penal, não tendo relevância para afastar a causa de inelegibilidade prevista no artigo 1o, I, “e” , 1 da LC no 64/90. (Precedente TSE).

3 – Comprovada a condenação proferida por órgão judicial colegiado, nos crimes contra o patrimônio público, impõe-se o reconhecimento da inelegibilidade desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena.

Os embargos a seguir protocolados foram desprovidos (folhas 277 a 283).

No especial, interposto com alegada base no artigo 121, § 4o, incisos I e II, da Constituição Federal e no artigo 276, inciso I, alínea b, do Código Eleitoral, o recorrente articula com a transgressão ao artigo 5o, inciso LXVIII, da Carta da República, ao artigo 275, incisos I e II, do Código Eleitoral, ao artigo 11, § 10, da Lei no 9.504/1997 e aos artigos 1o, inciso I, alínea e, e 26-C da Lei Complementar no 64/1990, com a redação conferida pela de número 135/2010, e aponta dissídio jurisprudencial.

Assinala haver o Regional mantido o indeferimento do registro da candidatura, assentando a inelegibilidade prevista no artigo 1o, inciso I, alínea e, da Lei Complementar no 64/1990, observada a condenação, por órgão colegiado, pela prática de crime de estelionato contra entidade de direito público. Ressalta que os efeitos da sanção imposta estavam suspensos por força da medida de urgência, deferida, em habeas corpus, no prazo para formalização do recurso eleitoral. Diz afrontado o artigo 11, § 10, da Lei no 9.504/1997, ante fato superveniente a afastar a inelegibilidade, e violado o artigo 5o, inciso LXVIII. Transcreve precedentes deste Tribunal, no sentido de o habeas corpus ser meio adequado a afastar inelegibilidade, consoante o disposto no artigo 26-C da Lei Complementar no 64/1990, com a redação conferida pela de número 135/2010.

Assevera ter o Superior Tribunal de Justiça, no provimento da medida acautelatória em habeas corpus, reconhecido a prescrição da pretensão punitiva. Afirma, por isso, não recair, neste caso, a inelegibilidade prevista no artigo 1o, inciso I, alínea e, da Lei Complementar no 64/1990.

Esclarece ter obtido, após, novo pronunciamento jurisdicional suspendendo os efeitos da decisão condenatória. Pondera haver omissões, no acórdão resultante do julgamento dos declaratórios, referentes ao não conhecimento da nova manifestação judicial mediante a qual foi afastada a inelegibilidade do recorrente.

Pleiteia o provimento do especial, para deferir-se o registro da candidatura.

Os recorridos apresentaram contrarrazões – o Ministério Público às folhas 325 a 328 e a Coligação Catalão: Minha Cidade… Minha Vida às folhas 329 a 355.

Não houve juízo de admissibilidade na origem, na forma do artigo 12 da Lei Complementar no 64/1990 e do artigo 61, parágrafo único, da Resolução/TSE no 23.373/2011.

A Procuradoria-Geral Eleitoral preconiza o desprovimento do especial (folhas 379 e 382).

2. Na interposição deste recurso, foram atendidos os pressupostos gerais de recorribilidade. A peça, subscrita por profissionais da advocacia regularmente constituídos (folha 119), foi protocolada no prazo assinado em lei.

Sob o ângulo da entrega da prestação jurisdicional, observem a fundamentação do acórdão formalizado por força dos embargos declaratórios (folhas 281 e 282):

Agora, findo o prazo para interposição dos embargos em 1/9/2012, vem o recorrente e suscita a ocorrência de fato novo, qual seja, a decisão do Ministro Sebastião Reis do STJ (MC no 19.879-GO), que em sede de liminar deferiu monocraticamente Medida Cautelar para suspender a inelegibilidade do

recorrente.

Quanto a esse fato novo, entendo que esta Corte não pode apreciá-lo neste momento. Explico, com a decisão proferida em 23/8/2012 e com o fim do prazo para interposição dos embargos, este Regional já exauriu a sua prestação jurisdicional, restando, portanto, apenas a correção de eventuais contradições e omissões no acórdão embargado, que já foram devidamente afastadas pelos fundamentos acima expostos.

(…)

Ademais, não obstante a jurisprudência admitir a apresentação de novos documentos com a interposição de embargos, quando a matéria versar sobre o registro de candidatura, isso não ocorre no caso dos autos, pois a juntada se deu após o fim do tríduo legal para sua protocolização.

Assim, entendo que a estreita via dos embargos declaratórios não pode se prestar à rediscussão da causa, como pretende o embargante. Incidindo a sua irresignação sobre questão definida na causa de modo claro e objetivo, o recurso adequado para tal desiderato é outro, que não os embargos ora manejados.

Assentou-se, ante as circunstâncias do caso, a impossibilidade de análise do fato jurídico superveniente, tendo em vista haver sido veiculado após a interposição dos declaratórios. Concluiu-se pela ausência de vício – omissão, contradição ou obscuridade – e pela intenção do embargante de obter novo exame do acervo fático-probatório, tendo o Regional apreciado as questões suscitadas. Atendeu-se a garantia constitucional da suficiência da prestação jurisdicional.

Além disso, consignou-se no voto condutor do julgamento (folhas 213, 219 e 223):

Superada essa questão, passo a análise da medida liminar concedida ao recorrente pelo Ministro Sebastião Reis Júnior do STJ, que reconheceu, em sede de habeas copus, a prescrição da pretensão punitiva do recorrente. (fls. 155/160).

(…)

No caso em tela, o recorrente visando dar efeito suspensivo a sua inelegibilidade, nos termos mencionados pela legislação de regência, art. 26-C da LC 64/90, interpôs medida cautelar no STJ que foi indeferida pelo Ministro Ari Pargendler. Conforme se infere da MC no 19685.

Postas essas questões, tenho pra mim, que o habeas corpus não é a medida adequada para a suspensão de inelegibilidade cominada pela LC 64/90, pelo que se denota da legislação de regência acima citada e também dos julgados transcritos.

(…)

Neste contexto, a meu ver ainda que reconhecida a prescrição da pretensão punitiva do recorrente esta só afetaria a esfera penal, não atingindo, a inelegibilidade decorrente da condenação imposta pelo Órgão judicial colegiado (TRF1a Região) que permanece incólume.

Assentou-se declarada a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva. Reconhecido o fenômeno, descabe cogitar de inelegibilidade (Agravo Regimental no Recurso Ordinário no 160446, Relatora Ministra Cármen Lúcia, com acórdão publicado no Diário da Justiça Eletrônico de 10 de junho de 2011, e Recurso Especial Eleitoral no 16633, Relator Ministro Garcia Vieira, com acórdão publicado na sessão de 27 de setembro de 2000).

3. Dou provimento a este recurso, para deferir o registro da candidatura de Jardel Sebba ao cargo de Prefeito, nas eleições de 2012.

4. Publiquem.
5. Intimem.
Brasília, 27 de novembro de 2012. Ministro MARCO AURÉLIO Relator 

Leia também:

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade
Destaque 2

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade

by Diário de Goiás
02/03/2021

Com todos os leitos de UTI ocupados na cidade, a Prefeitura de Jataí impôs até agora o que deve ser...

Read more
Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química
Brasil

Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química

by Diário de Goiás
02/03/2021

O presidente da República editou na noite desta segunda-feira (01º/03) um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas...

Read more
Caiado apresenta quadro febril e cancela agenda presencial
Cidades

Caiado apresenta quadro febril e cancela agenda presencial

by Diário de Goiás
02/03/2021

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou na manhã desta terça-feira (02/03) que durante a noite apresentou sintomas de febre e...

Read more
Vigilância Sanitária de Anápolis interdita unidade da Havan
Anápolis

Vigilância Sanitária de Anápolis interdita unidade da Havan

by Diário de Goiás
02/03/2021

A Havan e outros segmentos foram interditados pela Vigilância Sanitária que realizou neste final de semana uma Força Tarefa em...

Read more
Laboratório da Sputnik recebe visita de Caiado

Laboratório da Sputnik recebe visita de Caiado

by Diário de Goiás
02/03/2021

O governador Ronaldo Caiado visita, nesta terça-feira (02/03), às 10h30, as instalações da empresa farmacêutica União Química, a responsável no...

Read more
Atlético-GO ultrapassa Goiás em ranking da CBF; entenda os critérios
Esportes

Atlético-GO ultrapassa Goiás em ranking da CBF; entenda os critérios

by Diário de Goiás
01/03/2021

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira (1), o ranking nacional de clube edição 2021. O Flamengo, atual bicampeão...

Read more

RSS ALTAIR TAVARES ONLINE

  • Feiras livres e mercados municipais são suspensas em Goiânia; Pit-dog deverão operar apenas no delivery 01/03/2021
  • Escolas permanecem com limite de 30% da capacidade de alunos para aulas presenciais em Goiânia e Aparecida 01/03/2021
  • Caiado prevê 12 milhões de doses das vacinas aplicadas em março 28/02/2021

Recomendado pra você

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade

Prefeitura de Jataí impõe decreto que proíbe até a circulação de veículos na cidade

21 minutos ago
Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química

Bolsonaro edita medida que zera PIS e Cofins no diesel e gás de cozinha e acaba com programa para indústria química

59 minutos ago
Caiado apresenta quadro febril e cancela agenda presencial

Caiado apresenta quadro febril e cancela agenda presencial

2 horas ago
Diário de Goiás

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Navegar pelo site

  • Home
  • Política
  • Esportes
  • Concursos
  • Cidades
  • Colunas e Blogs
  • Últimas
  • Eleições 2020

Siga nas redes sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies.

Diário de Goiás
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.