21 de maio de 2022
Liberou • atualizado em 15/03/2022 às 20:35

Trindade libera uso de máscara contra a Covid-19 ao ar livre

A determinação municipal publicada estabelece que sua validade está sujeita a revisão conforme a situação epidemiológica em Trindade no momento
(Foto: Reprodução/MPGO)
(Foto: Reprodução/MPGO)

Os moradores de Trindade estão livres do uso de máscaras em locais abertos na cidade. O decreto municipal foi publicado nesta terça-feira (15/03) e segue a orientação da nota técnica emitida pelo Governo de Goiás na última quinta-feira (10/03). O Gabinete de Operação de Emergência e Saúde do município se reuniu no dia seguinte e deliberou a favor da medida.

Na ocasião, o coordenador do GOE, Cristiano Galindo, apresentou os dados ao prefeito  Marden Júnior e aos secretários que integram o Gabinete. O texto do artigo 1º do decreto municipal diz que “fica desobrigado o uso de máscaras de proteção respiratória (como equipamento de proteção individual – EPI), exclusivamente, em locais abertos, sem aglomerações”.

A determinação municipal publicada hoje estabelece que sua validade está sujeita a revisão conforme a situação epidemiológica em Trindade no momento. Ou seja, segue o mesmo que a Nota da SES onde ela estabelece que “tais recomendações poderão ser modificadas de acordo com as novas evidências que surgirem e/ou cenário epidemiológico apresentado”

Continua após a publicidade

A recomendação é pela manutenção da máscara facial em qualquer ambiente para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, as não vacinadas e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Vacina

Baseado na lei federal 14.311/2022, o decreto municipal garante o regime de teletrabalho às gestantes que não vacinaram todas as doses contra o Coronavírus que trabalhem na Prefeitura, em órgãos da administração direta ou indireta, mediante apresentação e relatórios diários das tarefas executadas.

Continua após a publicidade

Já em relação à cobertura vacinal, a Recomendação a SES define a liberação da máscara para cidades com 75% ou mais da população acima de 5 anos de idade imunizadas. Trindade atingiu este percentual em vacinas administradas.

Até dia 11/03 foram aplicadas 231.855 doses de vacina contra a Covid em Trindade somando primeira, segunda, terceira e dose extra. Do grupo de adultos e adolescentes da meta estabelecida pela SES a ser vacinado com a 1ª dose, o município atingiu 107%. Com a segunda dose passou de 85%. Já a dose de reforço, cobriu 32% e a 1ª dose pediátrica já foi administrada em mais de 70% do público estimado.