09 de agosto de 2022
Sanção

Trindade estabelece 21 de outubro como Dia do Carreiro e lança cartaz para Romaria 2022

Material é voltado aos carros de boi, cavaleiros e muladeiros da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno
Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade

A Prefeitura de Trindade sancionou, nesta terça-feira (17), a lei que estabelece a data de 21 de outubro como o Dia Municipal do Carreiro. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em cerimônia que marcou, também, o lançamento do cartaz dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno 2022. 

“Temos, antes de tudo, que valorizar as nossas raízes que são constituídas pela fé, pelos carreiros e carros de boi, que na construção de Trindade se colocaram como protagonistas”, lembrou o prefeito Marden Júnior. 

Após dois anos em formato virtual devido à pandemia de Covid-19, o evento acontece este ano de forma presencial. “Lançar esse cartaz no dia de hoje é para nós muita alegria. Afinal de contas, é a primeira romaria da nossa gestão. Hoje é um dia de muita emoção para os familiares, amigos, povo de Trindade e principalmente para os devotos do Pai Eterno”, destacou o chefe do Executivo. 

Continua após a publicidade

“Esse ano tem festa, tem desfile de carreiros e cavaleiros, tem carros de boi nas ruas de Trindade e isso nos alegra e, com certeza, a nossa missão esse ano está mais completa”, acrescentou o gestor. A cerimônia contou com a presença de representantes de carreiros de Trindade e cidades vizinhas, além de secretários, servidores, vereadores e convidados.

O vereador Marco Ferreira foi o propositor da lei para a criação do Dia do Carreiro e estava presente quando se tornou realidade. “Nada mais que merecido a gente valorizar nossa raiz, nossa cultura. Nada mais importante em Trindade que a fé no Pai Eterno e a tradição dos carreiros”, disse. 

“Fico muito feliz por ter apresentado esse projeto e ver que agora temos um dia especial para prestar nossa homenagem a esses homens e mulheres que deixam suas casas, pegam as estradas e chegam aos pés do Pai Eterno para agradecer. Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós”, destacou o vereador Marco Ferreira.

Continua após a publicidade

A emoção tomou conta da família do senhor Antônio Firmiano, carreiro tradicional por mais de 80 anos, e que faleceu no ano passado, em 21 de outubro, data que passa a ser o Dia Municipal do Carreiro. Ele é o carreiro que estampa a imagem principal do cartaz que marca a retomada dos carros de boi em Trindade após dois anos. 

O neto, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Queiroz, agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz pelo prefeito Marden Júnior sancionar a lei que institui o Dia do Carreiro Municipal e fazer o lançamento do cartaz oficial da romaria dos carros de boi com a foto do meu avô, que faleceu aos 88 anos, em 21/10, carreiro do Pai Eterno e hoje eternizado na homenagem. Temos certeza de que, lá do céu, ele está feliz olhando por nós aqui”, relatou. 

A expectativa é grande principalmente para quem passou boa parte da vida presente na Romaria e teve que esperar até que os índices da doença em Trindade fossem controlados e, assim, poderem retornar à cidade. “É muita vontade de poder voltar com as boiadas, entrar com os carros de boi em Trindade. Esse desfile não é só símbolo de fé, mas também da viagem, do companheirismo. Tem muitos amigos que só encontramos na Romaria, por tudo isso é muito importante essa retomada”, concluiu Ronaldo Filho, carreiro tradicional.