15 de junho de 2024
Festa da fé

Trindade avança nos preparativos para a Romaria 2024 e define planejamento logístico

Prefeito do município, Marden Júnior (UB) pediu "para ter todas as ações alinhadas para que nada ocorra fora dos parâmetros e sem surpresa"
Sala de Gestão Integrada da Romaria 2024 debateu planos de ações e preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno. (Foto: Divulgação).
Sala de Gestão Integrada da Romaria 2024 debateu planos de ações e preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno. (Foto: Divulgação).

Nesta segunda-feira (20), a Sala de Gestão Integrada da Romaria 2024 se reuniu para debater os planos de ações e preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, que neste ano ocorrerá de 28 de junho a 07 de julho. Segundo o presidente da Sala de Gestão, Gustavo Queiroz, o prefeito do município, Marden Júnior (UB) pediu “para ter todas as ações alinhadas para que nada ocorra fora dos parâmetros e sem surpresa”.

Segundo Queiroz, o objetivo da reunião é a unificação das forças o alinhamento das ações preparatórias com os órgãos e instituições que fazem parte da festa. “São 10 dias de muito trabalho intenso que precisa ser preparado de forma antecipado com várias ações de vários órgãos do município e do Estado”, disse. Já o reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, padre Marco Aurélio, diz que a reunião é um aperitivo do que será a Romaria 2024.

Começa com a unidade das forças de segurança, da Prefeitura e da Igreja para que a Romaria aconteça. Se todos estão imbuídos no mesmo desejo, o romeiro vai receber uma romaria muito organizada na sua estrutura.

Padre Marco Aurélio

Atendimento aos turistas e romeiros

O secretário de Turismo e Cultura Warley Lopes informa que será realizado um trabalho de ampliação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Portal da Fé para fazer o primeiro contato com os romeiros que estão chegando. Lopes acrescenta ainda que durante os 10 dias da Romaria a sede da secretaria de Turismo e Cultura, que fica ao lado da Basílica do Divino Pai Eterno se transforma em CAT.

Temos a distribuição de material informativo e divulgação e também funciona como um ponto de encontro pois lá se tornou naturalmente esse ponto de apoio.

Warley Lopes

“Damos apoio nos desfiles dos carros de bois e temos também um estande em parceria com o Sebrae destinado aos nossos agentes de cultura do município de Trindade que abastece tanto esses agentes quanto a rede de hotelaria, bares e restaurantes com mapas e guias culturais a serem distribuídos para os romeiros”, completou.

Janine Zaiden diretora de planejamento e gestão da Organização das Voluntárias de Goiás (OBG) reforçou o compromisso da insitituição em relação ao acolhimento dos romeiros e com a tenda do Centro de Apoio ao Romeiro. “24h por dia, durante os 10 dias de Romaria, estaremos oferecendo um local de apoio para descanso, para fazer um curativo e oferecendo o tradicional leite com canela, além da transmissão de todas as missas”, diz.

Segurança durante a Romaria 2024

A titular da 16ª Delegacia Regional de Polícia, Silvana Nunes, comentou sobre a melhoria do evento, especialmente no que se refere à mobilidade e segurança. “Desde 2022, nós estamos nessa e percebemos avanços na circulação de trânsito, o que foi bem positivo e permite prestar um socorro e atender alguma ocorrência”, disse, afirmando que o grande desafio será manter os baixos índices de criminalidade e violência durante os 10 dias de festa.

Cada ano esse desafio aumenta, mas estamos aqui para que seja mais um ano de uma Romaria traçada pela paz, pela baixa incidência criminal.

Silvana Nunes

Já o secretário de Segurança Pública, Juliano dos Reis, pontuou que a pasta também é responsável pelas questões de trânsito no município e que as ações e planejamentos já estão adiantados. O secretário de Meio Ambiente Maximiliano Cordeiro de Araújo demonstrou preocupação com a saúde dos animais durante a Romaria e apontou que haverá fiscalização para evitar maus tratos aos animais.

O tenente-coronel Alex, que representou o coronel Rogério Batista do 16º comando regional da Polícia Militar do Estado de Goiás, destacou que a participação e unificação das estratégias contribuem para a segurança da Romaria. A subcomandante do 15º batalhão de Bombeiro Miliar, capitã Regiane, lembrou que durante a Romaria o efetivo do Corpo de Bombeiros em Trindade chega a 700 agentes e que este ano a festa contará com a presença do helicóptero da corporação, além das unidades de motocicletas que agilizam o atendimento.


Leia mais sobre: / / Cidades / Trindade

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019