24 de maio de 2022
Cidades

Três novos serviços serão implantados na Saúde pelo programa Inova Goiás

Novos serviços para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) serão apresentados nesta quinta-feira (10), às 9h30. A solenidade será realizada no Conecta SUS, uma das iniciativas da pasta que também fará parte do Inova Goiás, e contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, e secretário da Saúde, Leonardo Vilela.

As propostas a serem apresentadas são o Telemedicina e o Siga Saúde Goiás. “Esta é uma nova forma de fazer saúde pública. Com a oferta de informações atualizadas, os gestores estaduais e municipais terão mais respaldo na tomada de decisões”, afirmou Leonardo Vilela.

O Telemedicina é um projeto que prevê a instalação de equipamentos que permite videoconferência em 75 hospitais de pequeno porte, ou seja, com menos de 50 leitos, no interior do Estado. Desta forma, os médicos passarão a ter oportunidade de trocar informações à distância com outros profissionais.

Continua após a publicidade

O Conecta SUS já funciona na SES desde dezembro de 2014 e é o primeiro centro do país a trabalhar em tempo real com todos os indicadores de saúde essenciais para o desenvolvimento humano.

O Centro conta com 13 painéis compostos por 86 monitores, distribuídos em diversos ambientes para que seja realizado o monitoramento online de indicadores de saúde. Também são armazenadas informações financeiras e administrativas da Secretaria e indicadores epidemiológicos dos municípios goianos e Regionais de Saúde.

O Siga Saúde terá uma parceria com a empresa IC Consulting, que é especializada em soluções para monitoramento e gestão de processos. Com isso, será implantado um novo sistema para informatização de processos e procedimentos da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

O Siga Saúde também tem como objetivo identificar e viabilizar informações sobre os usuários, agilizar o acesso da população aos serviços e promover a interação com outros sistemas de informação. 

Leia mais sobre:
Cidades