10 de setembro de 2026
BAIXO DESEMPENHO

Três faculdades de medicina em Goiás são punidas e terão restrição a ingressos de alunos

Baixo desempenho no Enamed levou Unifan, UniCerrado e Faculdade Zarns a receberem punições. Nos casos mais graves, instituições podem até perder direito de ministrar o curso
Fachada da Unifan: punição mais rigorosa foi ao Centro Universitário de Aparecida de Goiânia
Fachada da Unifan: punição mais rigorosa foi ao Centro Universitário de Aparecida de Goiânia

O Ministério da Educação (MEC) puniu três faculdades de medicina em Goiás que tiveram baixo desempenho no Exame Nacional da Formação Médica (Enamed). As penas vão desde a proibição imediata de ingresso de novos alunos até a redução de 50% das novas turmas.

As punições estão previstas em portarias publicadas nesta terça-feira (17) pelo MEC que determinam a abertura de processos de supervisão contra cursos de Medicina em todo o país após resultados insatisfatórios no Enamed.

A mais rigorosa foi aplicada ao Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), em Aparecida de Goiânia. Com nota 1 e menos de 30% dos alunos com proficiência, o curso de medicina da Unifan não poderá receber novos estudantes até segunda ordem. Também está suspenso o uso do Fies e impedimento de aumento de , além de abertura do processo de supervisão que pode proibir o funcionamento do curso de medicina.

Outras duas unidades universitárias goianas receberam punição que reduz em 50% as vagas para novos alunos de medicina, suspende novos contratos do Fies, impede aumento de vagas e restringe o acesso a programas federais. São elas o Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) e a Faculdade Zarns, de .

O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no . O resultado da primeira edição foi divulgado em janeiro e mostrou que, dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 — sujeitos a sofrer sanções.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem defendido medidas rigorosas para impedir que alunos formados em instituições de medicina com baixo desempenho em avaliações nacionais recebam o registro profissional (CRM), o que os proibiria de atuar como médicos.

Além destas três, receberam notas passíveis de punição o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) – Mineiros; Centro Universitários de Mineiros (Unifimes) – Trindade; Universidade de (UniRV) – Rio Verde; e UniRV – Aparecida de Goiânia, com nota 2. A nota 1 foi conferida também à UniRV – Formosa; e à UniRV – .

As unidades da UniRV, por exemplo, não sofrerão sanções, uma vez que estão sob jurisdição municipal e não do MEC.

O DG procurou as três instituições punidas e aguarda retorno.


Leia mais sobre: Educação