20 de abril de 2025
Resultados

Transporte coletivo volta a ter 500 mil usuários por dia após renovação da frota, diz CMTC

Melhoria da frota, com ônibus mais modernos e com ar-condicionado, e a revitalização de terminais e pontos de embarque têm sido fundamentais para resultado
Investimentos na frota e na infraestrutura do sistema já mostram resultados. Foto: Jackson Rodrigues
Investimentos na frota e na infraestrutura do sistema já mostram resultados. Foto: Jackson Rodrigues

Durante a entrega de 60 novos ônibus do transporte coletivo nesta quarta-feira (16), o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destacou que os investimentos na frota e na infraestrutura do sistema já mostram resultados: o número de usuários diários, que havia despencado na pandemia, voltou à média de 500 mil passageiros por dia.

“Já recuperamos o que foi perdido na pandemia, e agora nossa meta é atrair novos usuários, inclusive os que não utilizavam o transporte público”, afirmou Murilo em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares. Segundo ele, a melhoria da frota, com ônibus mais modernos e com ar-condicionado, e a revitalização de terminais e pontos de embarque têm sido fundamentais para esse resultado.

Renovação total da frota e terminais de “primeiro mundo”

A entrega realizada nesta quarta faz parte do projeto Nova RMTC, que prevê a renovação de 100% da frota da Região Metropolitana de Goiânia até 2026. “Já entregamos 1.250 novos ônibus e vamos chegar a 1.500 até o meio de 2026. Isso representa não só a troca da frota, mas um acréscimo real de 250 veículos ao sistema”, destacou o presidente.

Murilo ressalta que as ações vão além dos ônibus. “Estamos revitalizando 7 mil pontos de ônibus em Goiânia e os seis terminais do eixo Anhanguera, sendo cinco na capital e um em Senador Canedo. Os terminais terão estrutura de primeiro mundo”, garantiu.

Ele também reafirmou que a tarifa continuará congelada em R$ 4,30, com subsídio público, e disse que o governo estadual e as prefeituras têm cumprido o compromisso com o sistema. “O governador Ronaldo Caiado não faz promessas, ele faz entregas. E essa é mais uma que está acontecendo”.

Murilo adiantou que novas modalidades tarifárias, como tempo de uso e descontos aos fins de semana estão em fase final de estudo e devem ser anunciadas nos próximos 60 dias. “Estamos desenvolvendo tecnicamente essas opções, e em breve teremos novidades”. Sobre o BRT Norte-Sul, ele afirmou que o sistema já começa a alcançar a demanda estimada antes das obras. “Não tínhamos uma base real porque o BRT ainda não funcionava, mas a expectativa de usuários já está se concretizando”.

Obras e reestruturações

Questionado sobre o Trecho 1 do BRT, Murilo revelou que o projeto está sendo revisto e que a licitação deve ser relançada em até 30 dias. A proposta de construir um terminal na região dos Correios foi substituída por uma estação maior, devido a dificuldades com a cessão de área. “Optamos por uma solução viável e moderna, adaptando a estrutura para garantir agilidade no processo.”

Ele também confirmou que o projeto do Trecho 3, entre Recanto do Bosque e Veiga, está em fase final e deve ser licitado no início de 2026, com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia para buscar recursos em Brasília.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado