10 de julho de 2026
Celebração

TJGO realiza casamento comunitário LGBTQIA+ com união gratuita de 106 casais em Goiânia

Cerimônia promovida pelo Tribunal de Justiça de Goiás será realizada no Fórum Cível e marca a segunda edição da iniciativa voltada à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social
TJGO promove segunda edição do casamento comunitário LGBTQIA+ com união gratuita de 106 casais em Goiânia. Foto: TJGO.
TJGO promove segunda edição do casamento comunitário LGBTQIA+ com união gratuita de 106 casais em Goiânia. Foto: TJGO.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realiza na próxima quinta-feira (21), em Goiânia, a segunda edição do Casamento Comunitário LGBTQIA+, que vai oficializar gratuitamente a união civil de 106 casais. A cerimônia ocorrerá às 17h, na área externa do Fórum Cível da capital.

A iniciativa é promovida em parceria com a Corregedoria do Foro Extrajudicial (Cogex) e o Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero, com o objetivo de garantir acesso gratuito ao casamento civil para casais LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

A solenidade contará com a presença do presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcos da Costa Ferreira, e do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, responsável pela celebração simbólica das uniões.

Além da oficialização civil, o evento terá troca simbólica de alianças, brinde comemorativo e registros fotográficos dos casais.

Direito garantido

O casamento comunitário ocorre em um momento simbólico: há 15 anos, o Supremo Tribunal Federal reconheceu oficialmente as uniões homoafetivas no país, ampliando o conceito de família e garantindo os mesmos direitos civis aos casais LGBTQIA+.

Desde 2013, os cartórios brasileiros passaram a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo após a publicação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça.

Segundo dados do Operador Nacional de Registro Civil (ONR), Goiás registrou 4.934 casamentos homoafetivos entre 2015 e 2025.

Histórias que serão celebradas

Entre os casais participantes está Douglas e Raemisciler. Douglas afirma que esperou 28 anos por alguém com quem tivesse uma conexão verdadeira até conhecer Raemisciler, homem trans gay, que se tornou seu primeiro namorado e agora será também seu primeiro marido.

Outro casal é Wanderson e Luís, que se conheceram no Carnaval de 2012, perderam contato e se reencontraram 12 anos depois em Taquaral de Goiás. Segundo Wanderson, o relacionamento transformou sua vida emocional e trouxe mais estabilidade pessoal.

Já Rafaela e Michele iniciaram a história por meio de um aplicativo de namoro. Morando em cidades diferentes: Brasília e Goiânia, elas decidiram construir uma vida juntas após poucos meses de relacionamento e agora oficializarão a união no casamento comunitário promovido pelo TJGO.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado