15 de agosto de 2022
Goiânia

Testagem ampliada de covid-19 volta à região leste de Goiânia

Moradores da região leste poderão fazer o teste na quarta e quinta. (Foto: Enio Medeiros)
Moradores da região leste poderão fazer o teste na quarta e quinta. (Foto: Enio Medeiros)

A região leste de Goiânia recebe nesta semana, na quarta e quinta-feira (30 e 01) a testagem ampliada para diagnóstico da covid-19. Esta é a nona semana desde que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou os testes. A região leste já recebeu a ação outras duas vezes.

Os testes feitos com swab, espécie de cotonete, serão oferecidos na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro no Jardim Novo Mundo, das 8h às 17h, nas modalidades drive thru e pedestre.

“A região leste foi escolhida novamente, pois o bairro Jardim Novo Mundo é o que apresenta maior número de internações em decorrência da Covid-19 nos últimos dois meses” explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni.

Continua após a publicidade

Os moradores dos 162 bairros que compõem a região Leste podem realizar o agendamento no site da SMS, onde devem informar o nome do bairro onde moram. No dia do teste será necessário apresentar o comprovante de endereço.

Os testes serão realizados em pessoas acima de 12 anos, que não apresentem sintomas. Para aqueles que apresentem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde. O exame fica pronto em cerca de 20 minutos, após a coleta.

Os casos positivos serão encaminhados para uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local. Os profissionais realizarão o atendimento sem a necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde. Essa estratégia visa promover o isolamento social de pacientes positivos para a covid-19.

Continua após a publicidade

Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 05 de agosto, até a última sexta-feira (25), foram realizados 84.258 testes de antígeno, sendo que 10.578 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,6%.

Vacinação contra sarampo e gripe

A SMS continua realizando a vacinação contra sarampo e gripe (influenza) nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19. Podem se vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem se vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.