27 de junho de 2022
Destaque

Testagem ampliada da Prefeitura de Goiânia apresenta alta no índice de positividade

Testagem ampliada em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Testagem ampliada em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Uma semana após apresentar o menor índice de positividade desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Goiânia voltou a registrar alta na testagem ampliada realizada na última sexta-feira (23/04). De 3.9% o número subiu para 6.2% de positivados na ação.

O universo testado alcançou 3425 pessoas com 213 positivos, o que representa 6.2%. De acordo com técnicos em saúde ouvidos pelo Diário de Goiás, o número isolado não pode indicar sozinho que a flexibilização das atividades comerciais na capital possa ter colaborado com o aumento. Ao mesmo tempo, o índice pode ser um indicativo que a reabertura tem colaborado com a acentuação nos casos.

Em fevereiro deste ano, o índice chegou a 17% em testagem realizada na região central da capital. “Acompanhamos diariamente diversos indicadores, que são responsáveis por orientar o nosso trabalho. A testagem ampliada é um balizador importante, mas não é decisivo”,  destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, em entrevista ao Diário de Goiás, no dia 16 de abril

Continua após a publicidade

Na mesma entrevista,  ele explicou outros fatores indicativos de redução na transmissibilidade. “Outro indicador importante que na última reunião do COE foi apresentado é que nossa taxa de transmissão que é o modelo matemático calculado pelo R que foi de 0,8%. Quando esse número está melhor que 1 é o que a gente sempre busca: para cada pessoa infectada ocorre a transmissão para menos de 1 pessoa”, destacou.

Leia mais sobre:
Cidades Destaque