09 de outubro de 2024
Mundo

Terremoto na Turquia e Síria mata mais de 1.200 e deixa outros milhares feridos; veja fotos e vídeos

Tragédia aconteceu ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 em Brasília)
Acontecimento já foi identificado como um dos piores terremotos das últimas décadas na região. (Imagens: reprodução/Twitter)
Acontecimento já foi identificado como um dos piores terremotos das últimas décadas na região. (Imagens: reprodução/Twitter)

A Turquia e a Síria foram atingidas por um terremoto de magnitude 7,9 na madrugada desta segunda (6) no horário local, ainda noite de domingo (5) no Brasil. Segundo informações do The New York Times, baseada em falas de autoridades locais, mais de 1.200 pessoas morreram nos dois países e outras milhares estão feridas. Do total de vítimas, mais de 900 morreram na Turquia e mais de 300 na Síria.

O epicentro dos tremores, que duraram cerca de um minuto, foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras – Sul da Turquia – a uma profundidade entre 10 e 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos EUA e da Alemanha.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou ser o pior evento do tipo no país desde 1939. O que ocorreu a quase cem anos, apesar de ter sido da mesma magnitude do tremores do que ocorreu nesta noite, segundo afirmou o pesquisador em sismologia do Imperial College London, Stephen Hicks, no seu Twitter, o de 1929 matou cerca de 30 mil pessoas.

No Twitter também é possível ver vídeos e fotos do que o povo Turco e Sírio está enfrentando no momento. Confira algumas publicações:

https://twitter.com/AyEsha_AnSaRii/status/1622548306017787905

Ainda conforme informações das autoridades em sismologia, o terremoto na Turquia e Síria foi sucedido por tremores secundários cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7 e cerca de 20 edifícios ficaram destruídos e outras centenas foram danificados. Como foi muito recente, dentre os milhares de feriados ainda há registro de pessoas presas nos escombros.

Leia também – Estado de catástrofe: incêndio no Chile atinge 40 mil hectares e causa 13 mortes


Leia mais sobre: / / / Mundo