A abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2025 em Goiás acontece oficialmente na próxima segunda-feira (24). A Goiás Turismo anunciou a data de início da temporada e a ampliação dos investimentos nos torneios, que este ano, contemplarão novos municípios goianos.
A solenidade para anúncio das novidades deste ano acontecerá no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Neto, deputados, prefeitos e secretários, além do trade turístico.
Novidades
Este ano, a Temporada de Pesca Esportiva acontecerá entre os meses de março a outubro. Entre as principais novidades, o aumento do número de municípios participantes. No caso do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, serão 10 cidades participando: Quirinópolis(novo), Alexânia, São Simão, Niquelândia, Inaciolândia(novo), Abadiânia(novo), Buriti Alegre, Luziânia, Catalão, com a final em Três Ranchos.
Já o Gigantes do Araguaia foi ampliado para cinco etapas, ocorrendo em Aruanã; Luiz Alves – distrito de São Miguel do Araguaia; Itacaiú – distrito de Britânia (novo); Bandeirantes – distrito de Nova Crixás; com encerramento em Aruanã. Como incentivo à participação das mulheres, pela segunda vez a Goiás Turismo também vai apoiar os torneios Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã.
Investimentos
Os torneios receberão investimento de cerca de R$ 2 milhões da Goiás Turismo. Pelo quarto ano consecutivo, a autarquia apoia os eventos de pesca esportiva, que segue a modalidade “pesque e solte”, que já injetaram quase R$ 20 milhões na economia dos municípios participantes e inseriram Goiás no cenário nacional. Um dos diferenciais do Estado é ser o único a adotar a “cota zero”, que proíbe o transporte de pescado como medida para preservar as espécies e garantir a piscosidade dos rios e lagos.
Além disso, são desenvolvidas ações de conscientização nas escolas sobre preservação do meio ambiente e distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, dentro da perspectiva de ESG, voltada para o desenvolvimento sustentável.
Leia mais sobre: Goiás Turismo / Temporada de Pesca Esportiva 2025 / Torneios de Pesca Esportiva / Cidades / Notícias do Estado