24 de maio de 2024
Adeus, frio • atualizado em 20/06/2023 às 16:37

Temperaturas voltam a subir em Goiás e Cimehgo alerta para risco de queimadas pela baixa umidade do ar

A queda da umidade do ar, associada a altas temperaturas que podem ocorrer durante as tardes, criam condições climáticas que favorecem queimadas
As tardes prometem ser de temperaturas altas e umidade do ar baixa. Foto: Reprodução
As tardes prometem ser de temperaturas altas e umidade do ar baixa. Foto: Reprodução

Com a dissipação da frente fria em Goiás as temperaturas voltam a subir em todo o Estado. Apesar das manhãs ainda frias, as tardes dos goianos prometem ser de calor com predomínio de sol nos próximos dias. O alerta principal vai para a baixa umidade do ar e o clima seco.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a baixa umidade relativa do ar, em todas as regiões do Estado de Goiás, favorecem o surgimento de queimadas. As temperaturas mais altas associadas a queda da umidade promovem fatores climáticos ideais para a propagação de incêndios.

Nas regiões Sul e Leste do Estado, a intensidade do risco para incêndios é considerada moderada, segundo análise da Cimehgo. Já nas demais regiões – Norte, Sudoeste, Oeste e Central – o risco vai de moderado a alto. “Lembrando que neste período, a maioria das queimadas são provocadas, e que necessitamos de uma consciência ambiental, a fim de não propagar as queimadas, esta prática danosa para a cidade e para o campo”, alerta o Centro.


Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.