Parte do telhado da Igreja Videira do setor Leste Vila Nova cedeu e desabou no final da manhã desta quarta-feira (19), quando eram colocadas placas solares em cima da estrutura. Tudo indica que o peso das células fotovoltaicas foi demais para a estrutura.
Além do teto cair de um lado inteiro do templo, as paredes e vigas sofreram trincas grandes, comprometendo o galpão onde funcionava a igreja. O prédio está interditado.
Por sorte, apenas duas pessoas ficaram levemente feridas, segundo o Corpo de Bombeiros: uma mulher que teria sido atingida dentro da igreja por estilhaços e sofrido pequenos cortes e um dos trabalhadores que estavam no teto.
Sobre esse trabalhador, à Tv Anhanguera a corporação informou que após o resgate, verificou que “a vítima, consciente e orientada, sofreu uma contusão na região lombar e um trauma cranioencefálico moderado (TCE moderado) e foi encaminhada ao hospital para atendimento médico”, informou a corporação.
Resgate pelo alto
O rapaz estava no teto da igreja com mais quatro da equipe que fazia a fixação das placas solares, quando o grupo percebeu que o telhado estava desabando. Pelos relatos, tanto eles, quanto outras pessoas que estavam embaixo, no interior do templo, conseguiram sair do local e escapar. A mulher que se cortou levemente seria uma dessas pessoas embaixo.

No caso dos trabalhadores que estavam no telhado, eles ficaram sentados nas vigas de concreto na lateral, com as pernas penduradas, até que os bombeiros chegassem. Foi utilizada uma autoescada para remoção segura dos trabalhadores dentro da cabine (cesto) do equipamento.
Uma unidade canina também foi acionada e uma cadela rastreou o interior do templo, onde havia muito risco de mais desabamentos, e confirmou que não havia ninguém soterrado pelos escombros.
O incidente assustou e chamou a atenção porque em dias de culto, segundo o pastor da igreja, Aluízio Silva, até 2 mil pessoas se reúnem no local. O religioso lamentou o ocorrido, mas celebrou que foram somente perdas econômicas. Ele disse que a comunidade vai reconstruir o templo.
Em entrevista à Tv Anhanguera, o pastor relatou ainda que o serviço de colocação das células fotovoltaicas começou a ser feito há pouco mais de uma semana. Ele garantiu que existe projeto e autorizações necessárias para a implantação das placas de energia solar na igreja.
A regularidade do projeto deve ser averiguada pelas autoridades.
O incidente lembrou outro, mais grave, ocorrido no ano passado, no Recife (PE). O teto de uma igreja católica caiu e matou duas pessoas. O telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição também tinha recebido um grande número de placas solares pouco antes do desabamento.
O nome da empresa que estava executando o serviço não foi divulgado.
Leia mais sobre: Dois ficaram feridos / Placas solares podem ter pesado / Teto de igreja cedeu / Cidades / Geral / Goiânia