16 de abril de 2024
África

Suspeita de surto de cólera deixa 3 mil pessoas isoladas em navio de cruzeiro no meio do mar

Ao menos 15 pessoas no Norwegian Dawn estavam isoladas devido a suspeita da doença
(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Um navio chamado Norwegian Dawn, com mais de 3 mil pessoas ficou sem poder atracar na capital das Ilhas Maurício, Port Louis, do continente africano, por conta de uma suspeita de surto de cólera. Após algumas pessoas se sentirem doentes, o desembarque de cerca de 2 mil pessoas que estavam no cruzeiro e precisavam continuar suas jornadas, foi interrompido por horas.

Além disso, outro grupo que iniciaria uma viagem no navio, também não pôde embarcar durante o período. “Os passageiros que deveriam embarcar no Norwegian Dawn e iniciar seu cruzeiro a partir de Maurício hoje não poderão fazê-lo devido a potenciais riscos para a saúde”, explicaram as autoridades de Port Louis em nota.

De acordo com a BBC, ao menos 15 pessoas no Norwegian Dawn estavam isoladas devido a suspeita da doença. O diretor do Ministério da Saúde das Ilhas Maurício, no entanto, confirmou que os passageiros tinham gastroenterite e não cólera. A explicação é que os passageiros desenvolveram sintomas leves de doença estomacal durante uma viagem à África do Sul, disse um representante da Norwegian Cruise Line Holdings.

As informações divulgadas são, ainda, de que os passageiros serão submetidos a triagem pelas autoridades sanitárias ao desembarcarem do transatlântico. O Ministério da Saúde prestará assistência médica a todos no ponto de desembarque.

Apesar da situação ter sido resolvida, o clima entre os passageiros foi de extrema insatisfação, já que o governo atrasou o desembarque do cruzeiro atual, e o embarque do próximo cruzeiro em dois dias, aproximadamente até esta terça-feira (27).

Vale lembrar que a preocupação se deu por conta de que, em pouco mais de um ano, desde Janeiro de 2023, ao menos 188 mil pessoas foram infectadas com cólera em sete países do Sul da África, segundo a ONU. Mais de 3 mil pessoas morreram, sendo a Zâmbia a mais atingida. A África do Sul notificou 1.076 casos de cólera e pelo menos 47 mortes nos últimos dois anos, de acordo com o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças.

O que é Cólera

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve. Pode também se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e cãibras.

Quando não tratada prontamente, pode ocorrer desidratação intensa, levando a graves complicações e até mesmo ao óbito. A doença está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.O período de incubação da bactéria, tempo que leva para provocar os primeiros sintomas no organismo, varia de algumas horas a 5 dias da infecção. Na maioria dos casos, esse período é de 2 a 3 dias.

O período de transmissibilidade perdura enquanto a pessoa estiver eliminando a bactéria nas fezes, o que ocorre, na maioria dos casos, até poucos dias após a cura. Para fins de vigilância, o período aceito como padrão é de 20 dias.


Leia mais sobre: / / Mundo

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.