12 de fevereiro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Surpresa: Kajuru diz que avalia candidatura a deputado por São Paulo e revela diagnóstico de Parkinson

Senador goiano diz priorizar a saúde e admite candidatura a deputado federal por SP a pedido do PSB
Revelação da doença veio junto com informação de Kajuru sobre convite para disputar por SP - Foto: arquivo / Agência Senado
Revelação da doença veio junto com informação de Kajuru sobre convite para disputar por SP - Foto: arquivo / Agência Senado

O senador goiano Jorge Kajuru (PSB) revelou na segunda-feira (26), ter recebido um diagnóstico de Parkinson em dezembro do ano passado, declaração que veio acompanhada de uma novidade política: a pedido do seu partido, Kajuru avalia se candidatar a deputado federal este ano, mas por São Paulo. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e repercutida por vários veículos nacionais.

O senador ainda não tinha se anunciado a doença. Por outro lado, Kajuru relatou que já começou a tratar o distúrbio neurológico.

A doença

Parkinson é uma condição neurológica crônica que afeta o controle dos movimentos. Progressivamente, ela ocorre com a perda de células do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, substância importante para a coordenação motora do portador.

Pedido do PSB

No âmbito político, Kajuru falou abertamente sobre a possibilidade de deixar de representar os goianos nas eleições desse ano e se candidatar à Câmara dos Deputados por São Paulo. Na entrevista, o senador afirmou que esse é um “desejo do Partido Socialista Brasileiro (PSB)”, mas destacou que, no momento, está priorizando a saúde.

O senador já havia afirmado que não sabia se disputaria as eleições de 2026, desmotivado com a política. Como mostrou o Diário de Goiás em maio do ano passado, Kajuru disse que seria candidato nas eleições desse ano. Ele alegou falta de reconhecimento às suas ações, como emendas com recursos, e projetos. Em prestação de contas feita em agosto, o senador listou R$ 2,2 bilhões em emendas parlamentares de sua autoria, sendo quase R$ 1 bilhão para a Saúde.

Saúde frágil

Mas o desânimo do senador também traduziu sua preocupação com outros problemas graves de saúde, como a diabetes. Jorge Kajuru tem glaucoma e está quase cego.

Em 2019, quando assumiu, ele sofreu uma convulsão dentro do Congresso Nacional, durante um debate acalorado no Plenário do Senado. Foi socorrido pelo senador Otto Alencar (PSD), que é médico, e depois levado a um hospital. No mesmo ano retirou um tumor no pâncreas.

No ano passado Kajuru se licenciou por 30 dias para tratar problemas de saúde, como insônia e depressão, fraqueza muscular e pólipos no intestino.

Língua afiada

Ativo, crítico e polêmico, em 2025 Kajuru criticou o excesso de dias sem atividade no Congresso Nacional e afirmou que os trabalhos no Senado têm sido prejudicados pela falta de sessões deliberativas. Ele se queixava que a realização da Cúpula dos Parlamentares do G-20 (P-20), entre os dias 6 e 8 de novembro, afetaria os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, presidida por ele.

Antes de chegar ao Senado, Jorge Kajuru se elegeu vereador de Goiânia como o mais votado da história do município. Em 2018, elegeu-se senador por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.

Na entrevista do ano passado, Kajuru enfatizou a gravidade de sua condição. “Eu estou a um ano da cegueira (…) mas não vou ficar triste. Cego é bom, porque você não enxerga os bandidos que você não gosta, os canalhas, os corruptos”.


Leia mais sobre: / / / / Política