O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para os dias 29 e 30 de abril o julgamento da denúncia contra o núcleo 2 de acusados de planejar um golpe de Estado. Esse foi o terceiro grupo de acusados que teve o julgamento liberado. Os núcleos 1 e 3 também já estão com julgamentos marcados. Falta ainda o núcleo 4.
A deliberação sobre o grupo 2 é de terça-feira (18) e foi expedida pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.
O grupo de acusados que terá a denúncia analisada em 29 e 30 de abril se refere ao “núcleo 2” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Seis pessoas compõem esse núcleo:
- Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
- Filipe Garcia Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
- Marcelo Costa Câmara, coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
- Mário Fernandes, ex-número 2 da Secretaria-Geral da Presidência na gestão de Bolsonaro;
- Marília Ferreira de Alencar, delegada da Polícia Federal (PF)
- Fernando de Sousa Oliveira, delegado da PF.
A acusação no STF sobre participação no golpe que recai sobre o núcleo 2
De acordo com a denúncia da PGR, os acusados do núcleo 2 foram responsáveis por gerenciar o plano do golpe elaborado pela organização criminosa que compõe o núcleo 1, o qual seria liderado por Bolsonaro.
Já o núcleo 3, segundo a PGR, promoveu “ações táticas para convencer e pressionar o Alto Comando do Exército a ultimar o golpe”. É nele que estão os militares ‘kids pretos’ que eram lotados no Comando de Operações Especiais do Exército (Copesp) em Goiânia.
Agenda de julgamentos já definida
A Primeira Turma vai julgar a denúncia contra o núcleo 1 na próxima semana, na terça e quarta-feira (25).
Também já foi agendada a data do julgamento do núcleo 3, composto predominantemente por militares, marcada para o dia 8 e 9 de abril.
Leia mais sobre: Mais um julgamento é marcado / Núcleo 2 da trama golpista / Geral / Política