30 de abril de 2025
dissidência • atualizado em 02/04/2025 às 16:29

“Sou contra a federação”, diz Baldy ao criticar fusão entre PP e União Brasil

A oposição de Baldy acompanha o posicionamento firme de Caiado, que também criticou a união das siglas
Baldy critica a união das siglas e alertam para os riscos de fragmentação interna. Foto: Reprodução.
Baldy critica a união das siglas e alertam para os riscos de fragmentação interna. Foto: Reprodução.

O ex-deputado federal Alexandre Baldy (PP-GO) declarou ao Diário de Goiás ser contrário à formação de uma federação partidária entre o União Brasil (UB) e o Partido Progressista (PP), destacando seu apoio incondicional à pré-candidatura presidencial de Ronaldo Caiado (UB). Em entrevista, Baldy afirmou: “No meu partido, lutei para que essa federação não acontecesse. Serei contra a federação porque acredito que o projeto do governador Caiado é bom para Goiás e para o Brasil”.

A oposição de Baldy acompanha o posicionamento firme de Caiado, que também criticou a união das siglas. Durante coletiva de imprensa na quinta-feira (20), o governador de Goiás classificou a possível fusão como um “tiro no pé”. Segundo Caiado, a aliança causaria atritos internos e comprometeria a governabilidade. “Nós ainda estamos administrando as sequelas da fusão dos Democratas com o PSL. Não resolvemos ainda o problema de Pernambuco e do Amazonas. Isso vai criar uma guerra interna”, alertou.

Reação de Ciro Nogueira e divergências partidárias

O movimento pela federação ganhou força após anúncio do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Em suas redes sociais, Nogueira afirmou que a Executiva Nacional do PP decidiu, por unanimidade, apoiar as negociações com o União Brasil. “Deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais deram pleno aval para prosseguir as tratativas e consolidar a criação da federação”, escreveu o senador.

Contudo, Baldy e Caiado criticam a união das siglas e alertam para os riscos de fragmentação interna. Caiado destacou que a fusão poderia resultar em descontentamento em estados estratégicos, enfraquecendo o partido. “Isso explode o partido. No momento que se faz uma federação como essa e se desagrada nove estados, o que você vai fazer com esses deputados? No momento da janela, eles vão sair do partido”, advertiu o governador.

Projeto presidencial de Caiado e impacto na federação

O debate sobre a federação também resvala na corrida presidencial de 2026, que Ronaldo Caiado já anunciou interesse em disputar. Para o governador, a união dos partidos comprometeria os planos para as eleições. “Imagina bem, na reta de uma eleição, você juntar dois partidos grandes e querer tutelar um ou outro. Não fecha”, criticou.

Baldy reforçou o apoio ao projeto de Caiado e a necessidade de um movimento político independente. “Acredito que o projeto de Caiado é o melhor caminho para Goiás e para o Brasil. Por isso, sou contra a federação”, finalizou o deputado.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Notícias do Estado / Política