20 de julho de 2024
Futuro tumultuado • atualizado em 09/01/2023 às 19:59

Sob risco de ser deportado, Bolsonaro terá de mudar o visto se quiser permanecer nos Estados Unidos

Porta-voz do Departamento do Estado de Defesa explicou as condições para permanecer no país
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. (Foto: Alan Santos/PR)
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. (Foto: Alan Santos/PR)

Se quiser permanecer nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), terá de correr para mudar seu visto, já que entrou no país com passaporte diplomático de chefe de Estado. De acordo com informações da CNN, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, confirmou a medida burocrática nesta segunda-feira (09/01).

De acordo com Price, qualquer cidadão que tenha entrado no país com passaporte diplomático mas que não exerça mais as atividades tem um prazo para mudar o país. O porta-voz não mencionou o nome de Bolsonaro e disse que situações individuais de vistos são privadas.

De todo o modo disse que as regras valem para quaisquer viajantes com passaporte diplomático. O porta-voz disse que pessoas nessas características têm 30 dias para deixar voluntariamente o país. Caso queiram permanecer nos Estados Unidos devem mudar o visto.

O assunto ganhou interesse na imprensa norte-americana, especialmente, após os atos terroristas que provocaram o caos em Brasília neste domingo (08) quando bolsonaristas invadiram a Esplanada dos Ministérios e depredaram prédios dos Três Poderes. 

Apontado como um dos principais incentivadores dos atos terroristas que assombram o Distrito Federal neste domingo (8), o ex-presidente agora terá de lidar com a pressão política. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) já pediu a extradição de Bolsonaro que, sem o visto presidencial, deverá retornar o Brasil.


Leia mais sobre: / / / Política

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.