24 de abril de 2025
ELEIÇÕES 2026

Sob pressão, Caiado divulga nota confirmando que lançamento da pré-candidatura está mantido

Governador Ronaldo Caiado desmente “notícias infundadas” de que adiou lançamento da pré-candidatura no dia 4 em evento na capital baiana
Caiado veio a público negar adiamento do lançamento da pré-candidatura - Foto: Secom Goiás
Caiado veio a público negar adiamento do lançamento da pré-candidatura - Foto: Secom Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) divulgou em suas redes sociais na tarde desta segunda feira (24) uma nota em que desmente que teria desmarcado o lançamento da sua pré-candidatura a presidente da República em 2026. O lançamento será na sexta-feira da próxima semana (4 de abril), em Salvador (BA).

“Diante de notícias infundadas que circulam nas últimas horas, reafirmo que o evento de lançamento da minha pré-candidatura à Presidência da República está confirmado para o dia 4 de abril, em Salvador (BA). Na ocasião, além de oficializar minha pré-candidatura, terei o privilégio de receber o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia”, afirmou na conta dele no Instagram.


Caiado atribuiu a oponentes, aliados do Partido dos Trabalhadores e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a informação de que o anúncio seria adiado, mantendo apenas a homenagem. “Sei que minha postura de oposição ao governo do PT incomoda aqueles que estão no poder, mas isso não abala minhas convicções”, afirmou.

A questão envolvendo a pressão por esse adiamento passa, entre outros fatores, pelo União Brasil, que tem dialogado sobre uma fusão com o PP, que é da base do governo petista. Para somar, existe o interesse interno de membros do PP na chapa majoritária de 2026. Especialmente do presidente da legenda, Ciro Nogueira (PP-PI).

Nesta segunda-feira (24), a CNN Brasil registrou a movimentação de Nogueira em busca de espaço para ser candidato a vice-presidente, dando a fusão com o UB, como certa. Além disso, Nogueira insiste em dizer que a candidatura do goiano precisa do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para emplacar.

Outro fator que teria pesado na pressão por um adiamento foi o anúncio na quarta (19) do cantor sertanejo Gusttavo Lima de que não tem mais intenção de disputar as eleições do próximo ano. Ele era visto como um bom “garoto propaganda” para projetar Caiado fora de Goiás em eventual composição.

Bolsonaro tem agenda com Ratinho, também cotado para 2026, no dia do lançamento da pré-candidatura de Caiado

Mas também pesa na panela de pressão de Caiado a ruptura com Bolsonaro, que poderia fortalecer a candidatura do governador goiano com votos da extrema-direita. Os dois, entretanto, parecem cada dia mais distantes, especialmente após os atritos públicos em plena campanha eleitoral de 2024. Caiado e Bolsonaro digladiaram e trocaram farpas por seus candidatos majoritários em Goiânia, Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL). O governador levou a melhor elegendo Mabel e, de quebra, faturando a maioria das prefeituras importantes do estado.

Prova desse afastamento, nesta segunda-feira, foi divulgado pelo portal Congresso em Foco que Bolsonaro terá uma agenda política com outro nome da direita cotado para 2026 no exato dia do anúncio de Caiado, em Salvador. O ex-presidente deve almoçar com o governador paranaense Ratinho Júnior (PSD) e, depois, visitar  Londrina, no interior do Paraná.

Ratinho Júnior é mais um dos nomes cotados para representar a direita na disputa presidencial em 2026. Além dele, Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG) são governadores que também aparecem nas pesquisas e, consequentemente, estão na bolsa de apostas.


Leia mais sobre: / / Política