27 de fevereiro de 2024
Reconhecimento • atualizado em 01/12/2023 às 18:47

SMS Goiânia recebe prêmio em maior evento de vigilância em saúde do país

A SMS participou com dois projetos e conquistou o 3º lugar com o Programa Vida no Trânsito
Representantes da SMS receberam o prêmio pela projeto desenvolvido pela pasta. Foto: SMS
Representantes da SMS receberam o prêmio pela projeto desenvolvido pela pasta. Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) conquistou o terceiro lugar no maior evento de vigilância em saúde do país, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em Brasília. A SMS Goiânia participou com dois projetos e levou premiação pela experiência com o Programa Vida no Trânsito (PVT).

O PVT foi implementado pelo Ministério da Saúde em 2010 e iniciado na capital em 2012. Por meio do programa, Goiânia obteve diversos serviços, dentre eles o aperfeiçoamento do sistema de informações, com a integração do banco de dados da saúde, trânsito, segurança pública e de outros setores, e intervenções focadas nos fatores de risco ou grupo de vítimas prioritárias.

O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho da SMS Goiânia no desenvolvimento do PVT. O programa resultou na implementação de ações efetivas de segurança viária, promoção da saúde e mobilidade seguras e sustentáveis, a partir das análises epidemiológicas e evidências científicas, e permitiu o monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis e das suas causas externas.

Além da apresentação do PVT, a SMS Goiânia participou também de um painel sobre vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT). A secretaria apresentou “Vigilância e Rede de Atenção e Proteção às mulheres em situação de violência: Relato de Experiência de Goiânia”.


Leia mais sobre: / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.