19 de abril de 2025
REDIRECIONAMENTO

SMS confirma suspensão da porta aberta na maternidade Célia Câmara, mas diz que ainda não tem data

Secretaria confirma que atendimento de porta aberta (urgência e emergência) na Maternidade Célia Câmara será paralisado e redirecionado
SMS garante que unidade não fechará, mas pacientes de urgência serão redirecionados - Foto: divulgação
SMS garante que unidade não fechará, mas pacientes de urgência serão redirecionados - Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta terça-feira (15) que ainda não têm data para o fim do atendimento porta aberta (urgência e emergência) no Hospital e Maternidade Célia Câmara. Em uma nota enviada ao Diário de Goiás, a SMS confirma a mudança, esclarece que “não há plano de fechamento da unidade” e sim a “reestruturação dos serviços” (leia a íntegra ao final).

A suspensão desse tipo de atendimento, que movimenta o HMCC 24 horas por dia, foi informado na segunda-feira (14) por fontes do jornal O Popular que trabalham na unidade hospitalar.

Procurada nesta terça para informar sobre a data de suspensão do atendimento porta aberta no HMCC, a SMS confirmou que “os atendimentos de urgência e emergência serão redirecionados às maternidades Dona Íris – que terá o perfil de atendimento ampliado para assistência à gestantes em todos os níveis de complexidade – e Nascer Cidadão”. As três são maternidades da rede municipal de Saúde da capital.

Também procurada, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc/UFG), gestora das maternidades públicas de Goiânia, recomendou buscar informações sobre a suspensão do atendimento porta aberta na Célia Câmara junto à SMS.

Nota – SMS

“A SMS reitera que não há plano de fechamento da Maternidade Célia Câmara. A pasta trabalha, em conjunto com a Fundahc, na reestruturação dos serviços nas maternidades municipais de acordo com a demanda por atendimento que já era executada nas unidades.

Na Maternidade Célia Câmara, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) e Ucin Canguru não serão alterados, e os casos de maior complexidade serão atendidos na unidade via regulação. Os atendimentos de urgência e emergência serão redirecionados às maternidades Dona Íris – que terá o perfil de atendimento ampliado para assistência à gestantes em todos os níveis de complexidade – e Nascer Cidadão.

 A reestruturação permite a sustentabilidade financeira dos convênios celebrados entre a SMS e a Fundahc, evitando a paralisação dos serviços e o constante acúmulo de dívidas com a fundação, que ocorria na gestão anterior. A atual gestão pretende reorganizar planos de trabalho para que o Hospital e Maternidade Célia Câmara seja mais eficiente, como acontece no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), do Governo de Goiás, que com o mesmo investimento mensal realiza 90% a mais atendimentos do que a unidade municipal.

– Foram investidos R$10 milhões mensais em 2024 no Hospital e Maternidade Célia Câmara, que realizou entre janeiro e novembro, 11.955 atendimentos ambulatoriais e 6.052 procedimentos hospitalares.

– Foram investidos R$9 milhões mensais em 2024 no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), que realizou entre janeiro e novembro, 98.434 atendimentos ambulatoriais e 9.309 procedimentos hospitalares.”


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia / Saúde