24 de março de 2025
Educação • atualizado em 03/02/2025 às 12:13

Sisu 2025: prazo para matrícula termina nesta segunda-feira (3)

Os estudantes devem conferir os prazos, documentos e procedimentos exigidos no edital da instituição para garantir a matrícula
O prazo inicial encerraria em 31 de janeiro, mas foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC). Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
O prazo inicial encerraria em 31 de janeiro, mas foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC). Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados. O prazo inicial encerraria em 31 de janeiro, mas foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC).

A edição deste ano aprovou 254.899 candidatos, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 por cotas e 14.553 via ações afirmativas das instituições. Os resultados foram divulgados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 27 de janeiro.

Os estudantes devem conferir os prazos, documentos e procedimentos exigidos no edital da instituição para garantir a matrícula, que pode ser presencial ou remota. Após esse período, as universidades terão até 6 de fevereiro para registrar as vagas ocupadas no sistema.

Candidatos não aprovados na chamada regular puderam manifestar interesse na lista de espera até 31 de janeiro. As universidades poderão convocar esses classificados entre 12 de fevereiro e 30 de setembro.

O que é o Sisu?

Criado em 2010, o Sisu é o sistema que reúne vagas de instituições públicas de ensino superior no Brasil. A seleção é baseada na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

Nesta edição, o MEC destaca o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 para estudantes com nota mínima de 650 pontos no Enem 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura. O objetivo é aumentar o ingresso, a permanência e a conclusão nesses cursos, além de estimular a formação de novos professores.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação / Geral