Foi lançada na sexta-feira (7) a campanha “Pit-dog legal, Goiânia legal”, iniciativa do Sindicato dos Proprietários de Pit-dog em Goiânia (Sindpit-dog GO) e da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) com o objetivo de reforçar a importância da higiene e da preservação do espaço público fazendo o descarte correto do lixo.
A campanha vem pouco tempo depois de repercutir muito uma bronca do prefeito Sandro Mabel (UB), que viralizou nas redes sociais em fevereiro, por conta de sujeira na frente de pit-dogs em praças.
Iniciativa foca em educar donos, funcionários e clientes de pit-dogs
Mas o presidente do Sindpit-dog, Ademildo Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio, disse que a iniciativa de lançar a campanha já estava planejada. Segundo ele, é uma contribuição importante para incentivar donos e funcionários de quiosques de lanche a adotarem práticas responsáveis de descarte de resíduos, evitando a conotação que na época ele considerou punitiva e ameaçadora na fala de Mabel.
“Temos que ter campanhas educativas a médio e longo prazo. Paulo Freire [educador e filósofo] diz que educação é um processo longo e difícil. Alguém tem que começar”, observou em entrevista ao Diário de Goiás neste domingo.
Segundo ele, a campanha não é uma reação à bronca de Mabel, a qual ele considera que apenas foi realizada de forma inadequada “porque generalizou”. “Temos donos de pit-dogs responsáveis e outros que não despertaram para isso ainda, então o prefeito está certo em chamar a atenção, mas poderia ser de outra forma”, ponderou.
Godoy cita que a categoria tem ações que sinalizam a preocupação com o meio ambiente como o descarte programado de óleo de cozinha. “Alguns pit-dogs geram cerca de 20 litros de óleo por semana [com as frituras], mas esse resíduo não é mais jogado no meio ambiente”, enfatiza. Outro exemplo foram as lixeiras para coleta seletiva que chegaram a existir em alguns pontos, “mas no passados foram sendo ignoradas pelo próprio poder público”.
Detalhes da campanha do Sindpit-dog sobre descarte de lixo
O foco da campanha é reduzir o impacto ambiental dos estabelecimentos e promover uma cidade mais limpa, contando com ações de comunicação visual nas redes sociais e distribuição de folders nos pit-dogs da capital. De acordo com ele, também serão realizadas reuniões nos bairros com maior concentração de pit-dogs para orientar a respeito.
A campanha destaca orientações essenciais para a manutenção da limpeza nos estabelecimentos, como a armazenagem correta do lixo, o recolhimento dos resíduos ao fim do expediente e a separação de materiais recicláveis e não recicláveis. Além disso, os consumidores também são incentivados a fazerem sua parte, descartando adequadamente os resíduos gerados durante as refeições.
O sindicato reforça que essas ações são fundamentais para a conservação do espaço urbano e o bem-estar da população. “Os pit-dogs são um símbolo de Goiânia e um patrimônio reconhecido do Estado, precisamos garantir o melhor ambiente para impulsionar e desenvolver a categoria. A responsabilidade é de todos: empresários, funcionários e clientes”, afirma o presidente da entidade.
Interesse do prefeito é elogiável
Godoy reforça que os pit-dogs são considerados patrimônio cultural de Goiânia. “Eles fazem parte da identidade da cidade e precisam seguir práticas sustentáveis para garantir um ambiente agradável tanto para trabalhadores quanto para clientes. O sindicato segue empenhado em mobilizar a categoria para adotar hábitos mais ecológicos e reforçar a responsabilidade social do setor, com o incentivo da Fecomércio”.
O dirigente disse que espera que a Prefeitura e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) sejam receptivas e apoiem a iniciativa. “No passado, em outras gestões, não tivemos esse espaço e nem esse interesse que o prefeito está demonstrando. Isso é positivo e vamos aproveitar essa vontade que é boa para os empresários e para a população de Goiânia”, concluiu.
Leia mais sobre: Campanha já estava planejada / Presidente do sindicato defende ação educativa / Cidades / Goiânia