23 de março de 2025
Fomento

Sicredi patrocina Taça das Favelas 2025

A ação visa promover o esporte como força para o desenvolvimento econômico

Promovida pela Central Única das Favelas (Cufa), a Taça das Favelas, edição 2025, conta com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) como patrocinador do evento em Goiás. O projeto é uma competição exclusiva para moradores de favelas ou periferias, que promove a integração entre as comunidades por meio dos jovens.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o presidente da Sicredi Cerrado GO, Zeir Ascari, destaca tratar-se de uma parceria importante, visto que a cooperativa atua com diretrizes semelhantes ao do projeto realizado pela Cufa. “É uma entidade muito séria, muito transparente e muito organizada e que realiza um trabalho em sintonia com o que o Sicredi realiza: desenvolvimento local, a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua, o principal objetivo está baseado nesses pilares e valores”, disse.

O dirigente salienta que, por meio do projeto, haverá a oportunidade de levar a mensagem da empresa à diversas comunidades, o que pode levar ao desenvolvimento de outros importantes projetos. “Com certeza virão muitas outras parcerias para o benefício em comum, sempre convergindo para o desenvolvimento local”, enfatizou.

“Hoje, nós temos aproximadamente 12% do mercado financeiro nacional, a nossa empresa cresce em patamares acima de 20% ao ano em todo território nacional, com milhares de agências e sempre respeitando e estando presente nas comunidades onde atuamos. Ou seja, é uma cooperativa da comunidade. Ela busca o bem-estar da comunidade onde está inserida”, salientou.

Presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira reforça que a participação em movimentos como a Taça das Favelas ajuda a criar uma cultura de paz e valorização dos jovens, mostrando-lhes o impacto positivo da educação e do esporte. “As experiências da CUFA têm demonstrado que essas iniciativas tornam os jovens mais conscientes de seu papel social e comunitário, promovendo uma sociedade mais justa e colaborativa”, pontuou.

“Quando nos unimos a parceiros como a CUFA para apoiar a Taça das Favelas, não estamos apenas promovendo um evento esportivo. Estamos incentivando a inclusão social, oferecendo aos jovens a oportunidade de se destacar no esporte, ao mesmo tempo em que os motivamos a se afastar das ruas. Esse patrocínio vai muito além do esporte, pois contribui para o desenvolvimento das famílias e comunidades”, acrescentou o presidente nacional.

Impacto

O presidente da CUFA Goiás, Breno Cardoso, explica que a Taça das Favelas é uma realização de enorme impacto social, uma vez que proporciona, de maneira gratuita, a participação de mais de 25 mil pessoas em uma competição realizada com a mesma produção dos maiores campeonatos de futebol profissional do país.

“Na ação, entregamos uma experiência jamais imaginada por jovens de favelas e periferias, que vivem dias de atletas profissionais, já que os jogos acontecem em Centros de Treinamento de grandes clubes e estádios profissionais. A estrutura montada em cada partida é a mesma de um jogo de futebol profissional, com ativações nas arenas, backdrops, salas de entrevistas coletivas, cobertura da grande mídia e transmissão ao vivo em rede de TV aberta. Tudo isso só é possível graças à viabilização de parceiros como o Sicredi, que acredita no poder de inclusão, mobilização social e impacto dessa realização. Por isso, o patrocínio é fundamental para a realização da Taça das Favelas”, sublinha.


Leia mais sobre: / Cidades