25 de junho de 2024
Cidades

SGO promove ação de conscientização sobre os perigos do glaucoma, em parques de Goiânia

O evento ocorre neste sábado (25), nos parques Vaca Brava e Flamboyant , com orientações sobre a prevenção à doença, que é a maior causa irreversível de cegueira do mundo
A ação será realizada nos parques Flamboyant e Vaca Brava. Foto: Divulgação
A ação será realizada nos parques Flamboyant e Vaca Brava. Foto: Divulgação

A Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) promove, neste sábado (25), a campanha 24h pelo Glaucoma. A ação, realizada das 8h às 12h no Parque Vaca Brava e das 15h às 19h no Parque Flamboyant tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção à doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 a 2% da população mundial convive com o glaucoma, e a expectativa é que até 111,8 milhões de pessoas possam desenvolvê-la até 2040. “O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo, e ela acontece de forma silenciosa. Então a única forma de sabermos se temos ou não é fazendo os exames, medindo a pressão ocular, fazendo uma fundoscopia, a avaliação do seu nervo óptico, para poder, se tiver alguma alteração, pedir exames complementares. Isso faz todo sentido para poder prevenir de uma doença que não tem cura, só tratamento”, frisa o presidente da SGO, Henrique Rocha.

Durante a ação 24h pelo Glaucoma, o público poderá entender mais sobre as causas e fatores de risco, diferentes tipos de glaucoma, sintomas, as faixas etárias mais vulneráveis, exames que auxiliam no diagnóstico precoce, os tipos de tratamento, as melhores formas de controlar essa doença.

A iniciativa integra uma ação nacional realizada anualmente desde 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio.


Leia mais sobre: Cidades