27 de maio de 2024
Em pauta • atualizado em 28/04/2024 às 11:36

Setor imobiliário reúne prefeitos da Região Metropolitana para discutir criação do Consórcio intermunicipal 

O presidente do SecoviGoiás ressalta que os municípios buscaram o apoio das duas entidades para viabilizar os estudos e elaborar o projeto de engenharia do Eixo Sul
Reunião da Secovi com prefeitos da região metropolitana discute criação de Consórcio Intermunicipal (Foto: Divulgação)
Reunião da Secovi com prefeitos da região metropolitana discute criação de Consórcio Intermunicipal (Foto: Divulgação)

As diretorias do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (SecoviGoiás) e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) se reuniram com os prefeitos de Bela Vista de Goiás, Aragoiânia e Hidrolândia para discutir a criação de um Consórcio Intermunicipal para viabilizar projetos em áreas de interesse comum dos municípios, como mobilidade, drenagem e saneamento na região metropolitana de Goiânia.

Antônio Carlos Costa, presidente do SecoviGoiás, informa que o principal objetivo da parceria entre as entidades e os municípios é fomentar o desenvolvimento nas três cidades e na Região Metropolitana. “Nós recebemos os prefeitos das três cidades para discutir a criação do Consórcio Intermunicipal e eles apresentaram neste encontro a proposta de construir um eixo viário interligando os três municípios”, pontua.  

O presidente do SecoviGoiás ressalta que os municípios buscaram o apoio das duas entidades para viabilizar os estudos e elaborar o projeto de engenharia do Eixo Sul. Ele avalia que o novo eixo viário irá favorecer a instalação de empresas de logística, além de impactar positivamente o agronegócio e viabilizar novos empreendimentos imobiliários na região.

Para Antônio Carlos Costa, outro benefício do novo anel viário será o impacto positivo na mobilidade da Região Metropolitana de Goiânia. “Irá desafogar bastante o trânsito em Goiânia, retirando principalmente o tráfego mais pesado”, pontua. Ele lembra que após elaborar o projeto de engenharia o mesmo será doado à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para executar a obra.

A prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, diz que o Consórcio Intermunicipal é de extrema importância para a região metropolitana de Goiânia. “Temos que pensar de forma integrada e todas as áreas que o Consórcio pretende fomentar são muito importantes para o desenvolvimento dos municípios”, salienta. Nárcia Kelly defende que Eixo Sul deverá melhorar de forma significativa a mobilidade no município, garantindo um melhor escoamento para a produção.

“Essa obra representa atrair mais investimentos para a nossa cidade, que é uma cidade com grande potencial para investimentos por ser estrategicamente bem localizada”, comenta. A prefeita acredita que a obra irá trazer mais empresas, gerando empregos para os bela-vistenses e tornando a indústria local mais competitiva.

Segundo o prefeito de Hidrolândia, Zé Délio, o Eixo Sul será o novo anel sul da região metropolitana de Goiânia e irá proporcionar a ligação de quatro importantes rodovias que ligam as regiões Sul, Sudoeste e Leste do Estado. “Vamos integrar a BR-060 em Guapó até a GO-040 em Aragoiânia, depois à BR-153 em Hidrolândia e de lá será interligado até a GO-020 que dará acesso à Bela Vista de Goiás”, explica.

Zé Délio avalia que esse eixo é uma nova plataforma de integração que beneficiará todo o estado, colaborando para desafogar o trânsito nas rodovias que chegam a Goiânia, principalmente de caminhões. “Vai melhorar a logística para o escoamento da produção em Hidrolândia, beneficiando também o segmento imobiliário que nos três municípios em um momento de crescimento no mercado de condomínios de primeira moradia”, salienta.

De acordo com o prefeito de Aragoiânia, Zé Garcia, o novo Eixo Sul possibilitará a significativa melhoria das condições de escoamento da produção agropecuária local e dos municípios circunvizinhos, com potencial de transformar nossa região num importante corredor agropastoril. “Servirá também como atrativo à instalação de novas indústrias e demais empreendimentos imobiliários em Aragoiânia, gerando emprego e renda”, acrescenta.

Parceria

 A prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, defende que a união de esforços dos municípios envolvidos no projeto da criação do Consórcio Intermunicipal com o apoio do SecoviGoiás e com o Governo de Goiás irá colaborar para vários projetos sejam executados, entre eles o Eixo Sul. “O SecoviGoiás é uma instituição muito respeitada e composta por pessoas visionárias que já entenderam a importância dessa obra para o nosso estado”, completa.

Para o prefeito Zé Délio, de Hidrolândia, a parceria entre as prefeituras com o SecoviGoiás e a ADU-GO é fundamental para que o Consórcio Intermunicipal se torne realidade e para que a obra do Eixo Sul seja concretizada. “Essas entidades ajudarão os municípios a viabilizar o projeto do novo anel sul para que seja encaminhado ao Estado para que juntos possamos concretizar o sonho desta grande obra”, estima.


Leia mais sobre: Bela Vista de Goiás / Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.