20 de maio de 2024
Inovação

Sesc Senac lança curso de Inteligência Artificial com 90 vagas, sendo 60 gratuitas; confira

As aulas começam em agosto, após processo seletivo dos candidatos interessados
O diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga, apresentou as novidades do curso técnico em IA. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás
O diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga, apresentou as novidades do curso técnico em IA. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás

O Sesc Senac lançou, nesta terça-feira (16), o curso técnico de Inteligência Artificial, um dos primeiros na modalidade em Goiás. A qualificação forma profissionais para o entendimento do funcionamento da tecnologia, aptos a desenvolverem seus próprios produtos de IA.

Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas, destas, 60 serão gratuitas. Os candidatos interessados participarão de um processo seletivo, de modo a comprovar se se encaixam no perfil do curso, sendo desejável algum conhecimento prévio sobre a tecnologia aplicada.

Ao Diário de Goiás, o diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga, explicou como será a seleção dos alunos. “Os nossos técnicos vão fazer uma entrevista, vai ter uma prova de seleção. Tem que ter alguma experiência ou algum conhecimento básico em tecnologia e inovação”. Veiga acrescentou que não é necessário conhecimento em programação, visto que o curso abordará a temática em sua grade curricular.

De acordo com o diretor, o curso disponibilizará aos alunos os mesmos equipamentos que o ChatGPT, além da parceria com diversas instituições renomadas na área. “O Senac Goiás, em parceria com diversas instituições e empresas como a AWS Amazon, Microsoft, o Google, a Red Hat e tantas outras, fizemos uma grande aliança de parcerias para desenvolver um grande curso, onde os nossos alunos saiam não só com conhecimento do que é ou como funciona a inteligência artificial, mas que na prática, produzam a inteligência artificial”, destacou.

Formação completa

Segundo Leopoldo, a inovação é focada na preparação de profissionais capacitados para atenderem a demanda do mercado, visando a modernização das empresas. “O Senac está neste processo de transformação, de deixar de ser apenas uma instituição de ensino, para ser uma instituição que leva a transformação das empresas, das instituições através da educação”, pontuou o diretor.

Conforme o diretor, as expectativas são altas em relação ao interesse das empresas nos profissionais formados pelo curso, pioneiro em Goiás. “Com certeza as empresas vão buscar os nossos alunos para que novas soluções sejam desenvolvidas para as empresas de todos os segmentos, por exemplo, uma empresa do mercado imobiliário vai querer criar uma inteligência artificial, um robô, uma tecnologia para conectar algo, conectar cliente, oferta, enfim, ele vai buscar nossos alunos, e eles vão estar preparados para fazer isso”, pontuou.

Além do curso, Leopoldo destaca que o sistema Sesc Senac também faz a ponte entre os profissionais e as empresas. “Essa conexão do trabalhador, do profissional que sai do Senac com o mercado de trabalho é o que a gente vai fazer. Nós temos 83% de empregabilidade dos nossos alunos que saem do curso técnico do Senac, é um número muito alto. Para esse curso, provavelmente, seja maior”, acrescentou o diretor do Sesc Senac.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.