30 de junho de 2022
Goiânia

Servidores do HDT protestam contra atraso de salários e falta de estrutura para atendimento na unidade

Servidores do HDT protestam contra atraso de salários e falta de estrutura na unidade - Foto: divulgação
Servidores do HDT protestam contra atraso de salários e falta de estrutura na unidade - Foto: divulgação

Servidores do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (27/6), cobrando o pagamento dos salários e denunciam a falta de material e medicamentos na unidade, além de vários leitos de enfermaria que estão fechados.O Sindicato de Enfermagem (Sienf-GO), Sindicato dos Enfermeiros (SIEG), Sindicato dos Nutricionistas (SINEG) e Sindicato dos Fisioterapeutas (Sinfisio-GO) declararam apoio aos servidores.

Continua após a publicidade

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) que é responsável pela gestão da unidade disse por nota, que desde que assumiu o contrato em 2012 tem promovido uma modernização e qualificação das unidades, com prioridade para uma assistência humanizada.  “O HDT saiu de um estado de interdição ética pelo Conselho Regional de Medicina para a Acreditação ONA 2, a única concedida a um hospital de infectologia  no Brasil”, completa a nota. 

O ISG cita também a negociação com a Secretária de Estado da Saúde (SES-GO): “Confiando nos esforços do atual governo em promover o reequilíbrio dos contratos, o ISG segue atuando para mitigar assim que possível, os atrasos salariais reclamados tão logo receba o devido repasse do mês de junho”.

Em nota a SES-GO disse que tem mantido os repasses ao ISG de forma regular e que a previsão é que o repasse referente ao mês de junho fosse feito ainda nesta sexta-feira (28/6).

Continua após a publicidade

Veja na íntegra:


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que tem mantido repasses regulares, dentro do mês de competência, ao Instituto Sócrates Guanaes (ISG), conforme valores estabelecidos no contrato de gestão. Informa ainda que existe a previsão de que o repasse referente ao mês de junho seja realizado nesta sexta-feira (28/06), mediante liberação dos recursos do Tesouro Estadual.

A SES-GO lembra que, neste ano, já foram feitos repasses de cerca de R$ 28,5 milhões ao ISG para gestão do HDT. Em 12 de junho, foram pagos R$ 4.897.123,54 da competência janeiro/2019, que ainda estava em aberto.